Notícias › 19/03/2019

Palestra sobre a campanha da fraternidade 2019 – Vicariato de Nova Prata

No dia 12 de março de 2019, no salão paroquial de Nova Prata, realizou-se a palestra sobre a Campanha da Fraternidade com o tema fraternidade e políticas públicas com o lema “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O palestrante foi Elói Galon, licenciado em filosofia e ensino religioso com especialização em ética e política pela UCS e pela PUCRS com um vasto currículo de atividades nas áreas sociais. Estiveram presentes aproximadamente 400 pessoas das 14 paróquias da região.
O palestrante deu início à fala com a citação do versículo bíblico “eu vim para que todos tenham vida em abundância” (Jo, 10-10) e concluiu dizendo que se faltar esse elemento significa que as políticas públicas estão falhando. Elói impactou com seu trabalho usando exemplos e palavras simples e didáticas à luz da fé, da doutrina social da igreja e fundamentado na palavra de deus. o palestrante deixou claros os objetivos e distinguindo política de politicas públicas, sendo que estas são ações implementadas, discutidas e programadas para que todos os cidadãos tenham as prerrogativas da dignidade da pessoa humana. afirmou que as políticas públicas precisam ser de caráter preventivo, citando como exemplo a catástrofe de mariana. enfatizou que políticas públicas são soluções do estado que visam garantir a segurança, a ordem, o bem estar e a dignidade por meio de ações baseadas no direito e na justiça. a seguir, disse que como cristãos somos convocados a sermos protagonistas na participação, na organização, na mobilização e na luta em espaços que ocupamos, ajudando a equilibrar as desigualdades advindas de diferentes aspectos, tais como: aspectos econômicos, climáticos, sociais, geográficos. por fim, disse acreditar que os participantes presentes se envolvam na identificação de problemas, discutindo, organizando, participando e tomando atitudes corajosas. concluiu com a leitura de um poema de Mahatma Gandhi.
Finalizando, o vigário episcopal, padre Álvaro Pinzetta, convidou a comunidade para refletir sobre desemprego, prevenção e cura da drogadição e conhecer projetos anticorrupção.
Solicitou para que os presentes pensassem em um nome para o padroeiro do vicariato de nova prata, agradecendo a honrosa presença de todos, à equipe de coordenação e animação. encerrou o evento com a bênção aos presentes.

Por Odete Cattani – Vicariato de Nova Prata.