Animação Missionária

Animação Missionária

“Não quero uma Igreja tranquila, quero uma Igreja missionária”

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) existe para articular os organismos e instituições missionárias da Igreja no Rio Grande do Sul, fomentando iniciativas de animação e cooperação missionária. O Conselho é formado pelos responsáveis dos organismos missionários e pelos representantes das dioceses – COMIDI’s: Conselhos Missionários Diocesanos.

Durante o ano, o COMIRE promove reuniões e formações, atento a necessidade de fortalecer cada vez mais a consciência missionária na Igreja, articulando e promovendo a cooperação missionária em todos os níveis.

Pontifícias Obras Missionárias

O Conselho Missionário também é responsável pela promoção das Pontifícias Obras Missionárias no Rio Grande do Sul. A animação desta Obras é um importante sinal do nosso compromisso com a missão permanente.

IAM

A Infância e Adolescência Missionária trabalha com crianças e adolescentes, fomentando o carisma missionário desde cedo. A Obra promove no Estado diversas formações e encontros e tem como compromisso o cofrinho missionário.

Propagação da Fé

A Obra inclui famílias, enfermos e juventude missionária. No Rio Grande do Sul, o trabalho com os jovens já está consolidado, se fortalecendo em diversas dioceses. O trabalho com as famílias e enfermos missionários está ganhando forças e já tem seus primeiros grupos no Estado.

COMISE

É a organização dos Conselhos Missionários dos Seminaristas a fim de provocar a reflexão e o aprofundamento da missão nas casas de formação dos futuros padres e religiosos. Em nosso Regional, as quatro Províncias Eclesiásticas possuem COMISE’s.

Projeto Igrejas Solidárias – Missão em Moçambique

Celebramos a pouco, com alegria, os 25 anos de presença do Regional Sul 3 em Moçambique. O projeto, que tem como objetivo ajudar a Igreja da Arquidiocese de Nampula, envia missionários e missionárias à comunidade de Moma.

A equipe acompanha as paróquias de Micane e Larde na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos. Os missionários também desenvolvem projetos sociais nas áreas de educação e saúde, ajudando a comunidade local na sua realidade.

A missão em Moçambique é mantida, em grande parte, pela Coleta de Pentecostes. Além disso, contamos com o apoio de muitas pessoas que se solidarizam e ofertam seu gesto concreto de ajuda à missão.

Clique aqui para assistir o Documentário Celebrativo dos 25 anos da Missão em Moçambique.

Projeto Igrejas Irmãs

Em algumas dioceses do nosso Estado existem projetos de Igrejas-Irmãs que ajudam, em sua maioria, a realidade Amazônica. Esta parceria promove laços de oração e apoio concreto, com o envio de missionários e missionárias para estes locais.

Referenciais:

Secretaria: Victória Holzbach

Coordenação Colegiada: Victória Holzbach, Ir. Célia Santos, Pe. Matheus Venturini, Pe. Domingos Rodrigues e Pe. Camilo Pauletti

Bispos Referenciais: Dom Adilson Pedro Busin e Dom Jaime Pedro Kohl

Contatos:

Facebook do COMIRE RS

Facebook da Missão em Moçambique

Email: missoes@cnbbsul.org.br

Telefone: (51) 3226-8387 ou (54) 9 9913 5838