Serviço de Evangelização da Juventude

Serviço de Evangelização da Juventude

Em 2010, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Sul 3, juntamente com algumas congregações que mantinham o Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), fomentaram o surgimento do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, com o intuito de animar a juventude católica do estado, através da articulação e da formação. Essa iniciativa foi inspirada no espírito dos documentos: Evangelização da Juventude – desafios e perspectiva (Doc. nº 85); Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE, nº 94), em Aparecida (DAp); Civilização do Amor: projeto e missão (CELAM) e, mais tarde, no Comunidade de Comunidades: uma Nova Paróquia (Doc. nº 100). Atualmente, o Serviço vem sendo inspirado pelo Sínodo dos Bispos de 2018, principalmente no reconhecimento do jovem como lugar teológico, escuta atenta e decisão de querer caminhar juntos.

O primeiro passo para a criação do Serviço de Evangelização da Juventude foi uma escuta atenta do universo juvenil e das organizações que trabalham com a juventude no estado. Seguiu-se um levantamento de dados, buscando mapear os desafios e perspectivas do trabalho. A partir do resultado dessas atividades e das urgências da situação eclesial, surgiram indicadores de ação para viver um processo em preparação a JMJ/Rio2013. Com isso, se conseguiu uma articulação do Setor Juventude nas 18 Dioceses do Estado, como espaço de comunhão e participação dos organismos que evangelizam a juventude.

Em atenção ao convite do Papa Francisco durante a JMJ/Rio: “Ide, sem medo, para servir”, as lideranças das dioceses gaúchas assumiram trilhar um caminho comum, com o projeto #EmMissão – a fim de aprofundar a dimensão missionária da própria fé durante o biênio 2014/2015, culminando com o Show Bote Fé 2ª edição, em 2015. O caminho percorrido #EmMissão seguiu na perspectiva da animação dos processos de formação, de articulação, de comunicação e de assessoria, consolidando a organização do Serviço de Evangelização da Juventude no Estado. Em novembro de 2017, em Bom Princípio, os assessores, os articuladores e os comunicadores diocesanos, juntamente com o bispo referencial e todas as equipes de trabalho avaliaram o Plano Bienal 2016-2017 e reafirmaram o compromisso do cuidado com a vida, permanecendo em #EmMissãoPelaVida, ampliando ainda mais o conceito para #IdeEmMissãoPelaVida e reafirmando o compromisso de caminhada conjunta, celebrado com o Show Bote Fé 3ª edição, realizado na cidade de Parobé, em novembro de 2018.

O Serviço de Evangelização da Juventude se coloca em sintonia com as orientações do Papa Francisco, na JMJ/Panamá-2019, no documento Civilização do Amor, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e nas Linhas de Ação do Regional Sul 3, com destaque especial para a Iniciação à Vida Cristã e para a Pastoral Orgânica das Dioceses, Paróquias e Comunidades. Assim, assume o compromisso do cuidado com a vida como eixo transversal/integrador, perpassando os processos de Formação, de Estruturas de Acompanhamento e de Missionariedade. Em consonância com a Pastoral Juvenil da CNBB nacional, o Regional Sul 3 assume ainda o eixo das Políticas Públicas e Ecologia Integral.

FORMAÇÃO: É importante considerar o jovem como um todo, evitando assim reducionismos que distorçam a proposta de educação na fé.

MISSIONARIEDADE: O jovem, como apóstolo de outros jovens, tem um poder de comunicação e de convencimento peculiar.

ESTRUTURAS DE ACOMPANHAMENTO: Garante a eficácia dos projetos de formação. Sem a organização e a articulação entre si, numa rede de grupos, o assessor se vê obrigado a acompanhar os jovens individualmente.

ECOLOGIA INTEGRAL: Uma ecologia integral exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, refletir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, contemplar o Criador que vive entre nós e naquilo que nos rodeia e cuja presença “não precisa ser criada, mas descoberta, desvendada”.

POLÍTICAS PÚBLICAS: Mecanismos através dos quais os direitos podem ser universalizados e visam a uma reorientação do Estado para uma sociedade justa e solidária por meio de ações duradouras e capazes de reformar as instituições.

O Eaí?Tchê é o Serviço de Evangelização da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul). O Regional compreende quatro Províncias Eclesiásticas: Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria; que juntas reúnem 18 Dioceses e 725 Paróquias.

O eaitche.com.br nasceu com o objetivo de ser o ponto de encontro da juventude católica gaúcha, como forma de expressar toda a riqueza, diversidade e beleza da juventude do nosso Estado. O portal foi construído por diferentes grupos, pastorais, movimentos e carismas, que trabalham e mostram a cara dessa juventude!

Aqui você encontrará notícias sobre: a Igreja Católica; formas da juventude gaúcha viver a sua fé; eventos; formações; fotos, vídeos e muito mais. Em especial, neste biênio 2016-2017, vamos discutir, refletir, celebrar  e aprofundar a dimensão missionária de nossa fé.

E você também pode colaborar conosco, afinal o portal é nosso!

Mande notícias de seu grupo, Paróquia ou Diocese para o e-mail: noticias@eaitche.com.br.

Eaí?Tchê, você vai ficar de fora dessa?! Vem conosco em missão!!

Acesse o site: http://eaitche.com.br/ 

O Serviço de Evangelização da Juventude está presente através dos Setores Diocesanos da Juventude em praticamente todas as dioceses do nosso estado, com exceção da Diocese de Bagé, Erexim, Santo Ângelo e Santa Maria (passando por fase de reestruturação).