
Pastoral do Migrante
IDENTIDADE
A Pastoral dos migrantes é uma Pastoral Social que integra a Comissão 8 da CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora e Setor Mobilidade Humana da CNBB. O compromisso desta Pastoral para com os migrantes é acolher, proteger, promover, integrar e celebrar.
OBJETIVOS
– Conscientizar instituições diocesanas e religiosas a ter o espírito missionário de Igreja “em saída” na articulação de ações e formação que contribuem para o acolhimento e garantia dos direitos e deveres dos migrantes em processo de inserção.
– Questionar serviços públicos municipais, estadual e federal a inserir ações nas políticas públicas direcionadas aos migrantes.
PARCERIA
Para a operacionalização desse serviço, mantemos contato com vários membros, líderes das associações dos migrantes, sacerdotes, Instituições Religiosas, Universitários e Órgãos Públicos e Municipais que, manifestam interesses de contribuir duma forma ou outra em prol dos imigrantes, especialmente, os mais vulneráveis.
ATIVIDADES
– Visitas nas Dioceses onde tem a maior concentração da população dos migrantes.
– Atendimento Sacramental dos migrantes nas suas línguas.
– Criar equipe de pessoas voluntárias, para realizar cursos de idioma português e outros cursos de capacitação para os migrantes.
– Formação de lideranças a partir de estudos.
– Organizar Seminários em parceria com outras Entidades sobre a realidade migratória.