Pastoral do Migrante

Pastoral do Migrante

IDENTIDADE

A Pastoral dos migrantes é uma Pastoral Social que integra a Comissão 8 da CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora e Setor Mobilidade Humana da CNBB. O compromisso desta Pastoral para com os migrantes é acolher, proteger, promover, integrar e celebrar.

OBJETIVOS

– Conscientizar instituições diocesanas e religiosas a ter o espírito missionário de Igreja “em saída” na articulação de ações e formação que contribuem para o acolhimento e garantia dos direitos e deveres dos migrantes em processo de inserção.

– Questionar serviços públicos municipais, estadual e federal a inserir ações nas políticas públicas direcionadas aos migrantes.

PARCERIA

Para a operacionalização desse serviço, mantemos contato com vários membros, líderes das associações dos migrantes, sacerdotes, Instituições Religiosas, Universitários e Órgãos Públicos e Municipais que, manifestam interesses de contribuir duma forma ou outra em prol dos imigrantes, especialmente, os mais vulneráveis.

ATIVIDADES

–  Visitas nas Dioceses onde tem a maior concentração da população dos migrantes.

– Atendimento Sacramental dos migrantes nas suas línguas.

– Criar equipe de pessoas voluntárias, para realizar cursos de idioma português e outros cursos de capacitação para os migrantes.

– Formação de lideranças a partir de estudos.

– Organizar Seminários em parceria com outras Entidades sobre a realidade migratória.

 

Contatos:

Coordenação: James-son Mercure, CS

Email: james-sonmercure@cibaimigracoes.org | jamou223@yahoo.fr

Telefone: 51 9517-8551