Notícias › 06/08/2019

Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim conclui Escola de Formação de Lideranças Jovens FAÇA

Um dos projetos da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim para este ano foi a Escola de Formação de Lideranças Jovens, designado FAÇA. Seu objetivo era proporcionar um processo de formação integral para jovens das Paróquias.

A primeira etapa foi realizada nos dias 04 e 05 de maio, com a assessoria do Luis Duarte Vieira, na tenda do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Nela, os jovens participantes dialogaram sobre quem são, sobre as relações que estabelecem e sobre lideranças que conhecem e admiram. Foi oportunidade para se conhecerem como líderes dos grupos e comunidades. Plantaram sementes que foram cultivadas e os levaram até a segunda etapa na comunidade do São Cristóvão, com assessoria de Thiesco Crisóstomo.

Na segunda etapa, nos dias 22 e 23 de junho, os jovens procuraram perceber e rezar a espiritualidade que alimenta seu projeto de vida. Por isso, conversaram sobre Jesus Cristo, perceberam a importância da comunhão, da liturgia e do mistério para que sua luta por vida em abundância seja cada vez mais fortalecida. Também foi tempo de cuidar umas das outras e uns dos outros, percebendo a importância do contato com as pessoas, seja através de palavras, abraços, sorrisos e olhares.

Neste sábado e domingo, 3 e 4, de muito frio na região, com a assessoria novamente de Luis Duarte Vieira, os jovens aprofundaram técnicas para utilizar nos seus grupos, no todo do processo de formação integral. Iniciaram o encontro repensando seu projeto de vida e fazendo uma análise da conjuntura social, econômica, política e eclesial, pois entendem a importância de partir de suas realidades para construir meios de evangelização das juventudes. Falaram bastante sobre grupo(s) de jovens e também fizeram ressoar o que, concretamente, os move no seguimento a Jesus Cristo. Refletiram sobre a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra as Mulheres e perceberam a necessidade de promover, coletivamente, atitudes e caminhos que levem à superação de todos os tipos de violação.

Passaram do FAÇA para o FAÇAMOS. Depois de perceber que o “fazer” deve ser em comunidade, disseram: FAÇAMOS FLORESCER A CIVILIZAÇÃO DO AMOR. Foram enviados à sua realidade com o compromisso de fazer florescer grupo(s) de jovens e seguir o projeto de vida de Jesus em seu cotidiano, em compromisso sempre crescente com a construção de um mundo melhor!