Notícias › 18/05/2020

Regional Sul 3 mobiliza ações de solidariedade em todo Estado

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”

Integrando quatro arquidioceses e 14 dioceses do Rio Grande do Sul, o Regional Sul 3 da CNBB tem atuado intensamente na promoção da Campanha É Tempo de Cuidar, lançada no Domingo de Páscoa em todo o Brasil.

A iniciativa, que mobiliza as paróquias e comunidades no cuidado com os mais vulneráveis, tem a preocupação de cuidar integralmente da vida daqueles que mais precisam neste tempo de isolamento social em virtude da pandemia do Coronavírus. Neste sentido, ações em diversos âmbitos são desenvolvidas em todo o Estado.

Arrecadação e distribuição de alimentos

São dezenas de paróquias em diversas dioceses envolvidas em campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos e materiais de higiene e limpeza. As iniciativas envolvem comunidades, mercados, grupos, movimentos e pastorais de inúmeras maneiras.

Na Diocese de Bagé, na fronteira, a paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pinheiro Machado, já arrecadou mais de uma tonelada de alimentos graças à articulação de vários grupos, artistas e con­tribuições individuais, possibilitando o atendimento de 255 famílias, com a doação de cestas básicas.

A Arquidiocese de Pelotas, distribuída em 26 paróquias tem, através da Cáritas Arquidiocesana, foco especial na arrecadação de alimentos e materiais de higiene e limpeza para famílias indígenas. Enquanto as paróquias de Jaguarão já arrecadaram mais de oito toneladas de alimentos, em Pedro Osório e Cerrito, uma parceria com as Prefeituras Municipais prevê também a arrecadação de leite e fraldas geriátricas direcionadas ao Lar de Idosos.

Outra maneira adotada por alguns grupos na distribuição de mantimentos é a entrega de alimentos preparados para refeições. Também na Diocese de Bagé, a paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Dom Pedrito, vem promovendo almoços solidários para as famílias cadastradas. Até a última semana, o grupo já havia distribuído 300 pratos de almoço às famílias em vulnerabilidade social de dois bairros da cidade.

Apoio Espiritual

Na Diocese de Rio Grande, dom Ricardo Hoepers realizou o lançamento da campanha É tempo de Cuidar. A iniciativa prevê quatro ações, entre elas o projeto Perseverantes na Oração, que visa formar uma corrente de oração pelas intenções de todo o povo e para o enfretamento da pandemia.

Para isso, o grupo organizador vai realizar durante os próximos três meses, orações diárias na Fanpage da Diocese, sempre às 20h, pedindo a intercessão especialmente para Nossa Senhora de Fátima e São Pedro para a superação da pandemia.

Já em Porto Alegre, inicia nesta segunda (18) o TelePaz, serviço telefônico que buscará atender todos que desejam um momento para expressar as preocupações trazidas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e uma companhia para rezar, através do telefone (51) 3320-3800.

Prevenção do Covid-19

Em Santa Cruz do Sul, a equipe da Mitra Diocesana, com o apoio de dom Aloísio Dilli, confeccionou 10 mil máscaras para serem distribuídas nos hospitais, casas geriátricas, casas de atendimentos a menores e para a comunidade em geral. A Diocese comprou o tecido, o elástico e a linha e muitas pessoas se voluntariaram para confeccioná-las.

Na Diocese de Rio Grande, outro programa previsto é o projeto Apóstolos, que quer garantir que a Igreja seja um centro de acolhida e informações. Para isso, tem como meta informar sobre o Covid-19 e dar as condições de proteção contra o contágio, através da confecção de máscaras, plantão de informações e visitas nas periferias levando máscaras para famílias carentes e distribuição de álcool em gel nas paróquias.

Live da Solidariedade

Com o objetivo de divulgar as ações sociais emergenciais desenvolvidas nas paróquias da Diocese de Cruz Alta, potencializando as doações para atendimento às pessoas atingidas de alguma forma pela pandemia do Coronavírus, a Pastoral da Comunicação Diocesana, em parceria com a Cáritas Diocesana, realizou a Live Show da Solidariedade.

Durante o momento, além de músicas e momentos de louvor, os espectadores eram informados sobre as formas de colaborar, fosse com alimentos e material de higiene e limpeza, ou com doações monetárias, doados através da plataforma Apoia-se e atingiram o valor de R$ 1596,00.