Artigos, Bispos › 21/09/2020

Rezar com a Palavra de Deus

Caríssimos irmãos e irmãs!

“Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1,22).

Inspirados nesta expressão da Carta de São Tiago, queremos convidar todos a rezar com a Palavra de Deus, aproveitando este mês de setembro para assumir um compromisso ainda maior na busca do conhecimento da vontade de Deus manifestada nas Sagradas Escrituras.

O conhecimento da Palavra de Deus alimenta nossa vida cristã e a sua meditação possibilita um estado espiritual de superação dos momentos de agitação, de stress, de tristeza, de dúvidas, de insegurança, ainda mais neste contexto da pandemia do coronavirus, que inviabiliza uma atitude mais profunda de oração. Estar tranquilo e sereno para vencer as situações que impedem a paz de espírito e que também não contribuem para a prática de oração. Estando no isolamento social e distante de nossas comunidades pode gerar um vazio interior e um abandono da vida de fé e de intimidade com Deus. A prática da oração faz bem para a saúde de todos nós, nos aproxima de Deus e dos irmãos e alimenta nosso espírito.

Por isso, conforme proposto em nosso Plano de Ação Evangelizadora, no número 66, queremos convidar a todos para um exercício da Oração com a Palavra de Deus com o método da Leitura Orante, chamada também de Lectio Divina, método praticado na Igreja desde seus primórdios, usado pelos padres da Igreja e por muitos ao longo da história até os dias de hoje. São quatro passos para isso: a) Leitura do texto; b) Meditação: compreender o texto; c) Oração: Rezar com a mensagem assimilada e d) Contemplação: contemplar a presença de Deus, deixar Deus tomar conta do coração, dos sentimentos, das emoções, da vida.

Portanto, queremos convidar a todos mais uma vez a rezar com a Palavra de Deus e mergulhar, através dela, no mistério profundo do amor de Deus por nós para alcançarmos a fortaleza de espírito.

Que Deus abençoe a todos!

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim