Artigos, Bispos › 17/02/2020

Romaria da Terra

Na Terça-feira de Carnaval, dia 25 de fevereiro de 2020, acontece a 43ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. A Diocese que acolhe a Romaria é Cruz Alta na localidade de Mormaço – RS.

Situado no Alto da Serra do Botucarai, vizinho dos municípios de Victor Graeff, Espumoso e Tio Hugo, Mormaço dista 24 kms de Soledade. A padroeira do Município é Nossa Senhora dos Navegantes. A população é composta de descendentes italianos e alemães. É um município com muitas belezas naturais.

O povo mormacense e a Diocese de Cruz Alta prepararam as infraestruturas e a temática central da Romaria com muito esforço e dedicação.

A equipe coordenadora da 43ª Romaria da Terra preparou um importante livreto para a preparação do evento com as informações mais necessárias. O tema da Romaria é: “O bem viver no campo e na cidade”, com o lema do Evangelho: “Dá-me de beber” (Jo 4,7).

O Bispo de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi, acolhe a todos e motiva:

“O bem viver é uma atitude conscientemente pensada, de cuidado com o meio ambiente e o ser humano, sobretudo os empobrecidos. O ser humano, que não é dono, mas administrador da criação, é convidado a viver em harmonia com toda criação, superando a ânsia da instrumentalização da natureza … Com nossos agricultores e povo das cidades, queremos refletir sobre as agressões que são infligidas ao meio ambiente e, consequentemente, aos mais pobres; aprofundar as causas deste modo de se relacionar com a terra e os irmãos e irmãs; incentivar a agricultura familiar, como um caminho para uma vida saudável; cultivar uma espiritualidade ecológica baseada na simplicidade de vida; educar-se para um outro estilo de vida, menos consumista e mais feliz … A Romaria é tempo de afirmação de propostas. Queremos que seja propositiva. Temos caminhos promissores para construirmos uma ‘ecologia integral’ (Papa Francisco), baseados na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja” (Cf. Introdução).

Com certeza a 43ª Romaria da Terra será muito participada e abençoada. Terá seu início às 8h30min e o encerramento às 16hs.

Que Nossa Senhora de Fátima, Padroeira de Cruz Alta, abençoe todos os que prepararam e participarem da 43ª Romaria da Terra!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria