Artigos, Bispos › 26/06/2020

São Pedro e o dia do Papa

Neste último domingo de junho, nós antecipamos a celebração de São Pedro e o dia do Papa. Para todos aqueles que acompanharam as liturgias do tempo pascal, não há nenhuma dúvida que foi o apóstolo Pedro que assumiu a coordenação do colégio apostólico, a partir da Ressurreição do Senhor e foi ele o primeiro a assumir a palavra depois de pentecostes.

Também as autoridades judaicas, como o Rei Herodes, perceberam que Pedro era a principal liderança entre os seguidores de Cristo. Por isso ele estava na cadeia e Herodes pensava em apresentá-lo ao povo para ser morto. O texto dos Atos nos deixa o registro: “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão” (At 12, 5-7). Mesmo assim foi liberado por um anjo. Pedro só se deu conta de tudo isso, quando já estava fora da cadeia e disse: “Agora sei de fato que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava” (At 12,11).

Pedro já tinha sido escolhido por Jesus, durante a sua vida pública, após uma grande demonstração de fé. Foi na Cesárea de Felipe, quando Jesus perguntou aos doze: “E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: – Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo” (Mt 16,15-16). Era uma resposta completa: Cristo significa “o ungido”, o mesmo que “o Messias” ou “o Salvador”. É o reconhecimento do significado e da presença de Jesus no mundo. Ele mesmo não esperava que alguém já pudesse chegar a esta resposta, por isso Ele diz: “Feliz és tu Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isto, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16,17-18).

Por isso, os apóstolos nunca questionaram a primazia de Pedro, nem mesmo Paulo, que se agregou mais tarde. Ele era sempre uma referência, toma as iniciativas, assume a palavra e age como verdadeiro coordenador, sendo mais tarde conhecido como o primeiro Papa. Por isso, no dia de São Pedro, celebramos o Dia do Papa. Pedro hoje se chama Papa Francisco!

Dom Zeno Hastenteufel – Bispo Diocesano de Novo Hamburgo