WEBMAIL

16º Encontro Estadual de CEBs: renovar nossa fé e fortalecer nossa esperança

São Leopoldo foi casa das Comunidades Eclesiais de Base no último fim de semana. De 19 a 21 de abril, o Parque de Eventos acolheu o 16º Encontro Estadual de CEBs, que reuniu cerca de 750 delegados e delegadas de centenas de comunidades de todo o Regional Sul 3.

Com o tradicional método ‘ver – julgar e agir’, os participantes se debruçaram sobre o tema – “CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios da justiça e da amizade social”, e foram inspirados pelo lema – “Alarga o espaço de tua tenda” (Is 54,2). Durante os três dias, a metodologia apontou o caminho de libertação percorrido pelo povo de Javé no Antigo e no Novo Testamento, na certeza de que Deus quer seu povo livre e com sua dignidade respeitada.

Durante todo o fim de semana, o encontro foi ocasião para cantar, aprender e reforçar a caminhada das CEBs no Rio Grande do Sul. Segundo a coordenação, “desafios não faltam, dentro e fora das comunidades” e, por isso, os encontros “são momentos importantes de fortalecimento e animação das comunidades”. Na fragilidade das comunidades, da nossa humanidade e dos migrantes, Jesus, o Bom Pastor, dá a vida pelas ovelhas, procura reconstruir a comunhão do Reino e animar a todos, pastores e fiéis leigos e leigas, na busca da justiça e da amizade social.

Um destaque importante do encontro no fim de semana foram as celebrações, que se mostraram como “uma escola que ajuda a sensibilizar o coração para alargar o espaço da tenda, organizar a caridade e comprometer-se na transformação da realidade”, destacou a coordenaçãodo encontro.

Dom Leomar Brustolin, Presidente do Regional Sul 3, participou do encontro e aponta que o momento destacou especialmente três aspectos muito importantes: a iniciação à vida cristã; a oração cada vez mais atenta à realidade; e o cuidado com a vida, especialmente a dos vulneráveis. “Que fortalecçamos as nossas comunidades. Em um tempo de cansaço e individualismo, é hora de renovar nossa fé e fortalecer nossa esperança”, convidou dom Leomar.

Celebração de envio

Com a inspiração do Evangelho do Bom Pastor foi celebrada a Missa de Envio, na tarde do domingo, 21. Presidida por dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Novo Hamburgo, a celebração marcou o envio de todos os participantes à sua Igreja Local e também o anúncio do local que sediará o próximo encontro. Com muita alegria e festa, os diocesano de Bagé acolheram a vela e o símbolo das CEBs, com o compromisso de seguir mantendo viva a profecia das Comunidades Eclesias de Base e acolherem o 17º Encontro Estadual de CEBs.

 

Colaboração: Equipe de Comunicação das CEBs RS