40 anos de ordenação episcopal: Dom Thadeu Canellas lembra trajetória na Igreja como padre e bispo
Dom Thadeu Gomes Canellas nasceu em Gravataí, em 28 de julho de 1930. Apenas 26 anos depois, em Roma, foi ordenado sacerdote, no dia 25 de fevereiro de 1956. Dom Thadeu reside atualmente em Gravataí, no Lar Sacerdotal e é bispo emérito da Diocese de Osório.
Com 54 anos de idade, foi ordenado bispo, em 25 de fevereiro de 1984, para assumir como auxiliar de Porto Alegre. Cinco anos depois, em 30 de novembro de 1999, foi transferido para a recém criada Diocese de Osório, onde atuou por 15 anos, até que se tornou emérito, em 15 de novembro de 2006.
Como primeiro bispo diocesano de Osório, dom Thadeu foi responsável pela implantação de toda a estrutura física e administrativa da diocese litorânea.
Em um vídeo gravado em Osório nessa semana, o bispo emérito, prestes a celebrar 68 anos de padre e 40 de bispo, compartilha um pouco de sua trajetória.
Lembrando de sua ordenação sacerdotal, destaca o momento em que o bispo ordenante lhe perguntou se acataria as decisões futuras, ao que respondeu afirmativamente, compreendendo agora – 68 anos depois – a responsabilidade envolvida nesse compromisso.
Algum tempo depois chegou o convite ao episcopado: “Estava há 11 anos já na paróquia, pensando que minha vida estava resolvida, mas foi um engano. Nunca pensei em ser bispo, achava que não tinha condições, mas apesar disso cumpri com o meu sim e aceitei”, relata.
Confira a seguir o vídeo na íntegra:
CNBB Sul 3
Vídeo: Diocese de Osório