WEBMAIL

Encontro celebra 50 anos dos Ensaios de Cantos Litúrgicos no Regional

A história da Igreja é marcada pelos cantos litúrgicos. São eles que nos ajudam a transmitir e a sentir cada momento da celebração: seja para agradecer ou pedir perdão, seja para ofertar ou para partilhar da Eucaristia. Uma celebração bem preparada passa também pela escolha e ensaio dos cantos, respeitando o tempo litúrgico, o Evangelho do Dia e o contexto que a comunidade vive.

Para ajudar nessa missão, o Regional Sul 3 promove há exatos 50 anos os Ensaios Regionais de Cantos Litúrgicos. O encontro que marca a celebração destas cinco décadas acontece nestes dias 21 e 22 de julho, no CECREI, em São Leopoldo, com a presença de cerca de 90 agentes de todo o Estado.

A preparação deste encontro incluiu a escolha de 50 cantos, para resgatar a história de cada ano destas cinco décadas, e que agora serão revisitados e ensaiados pelo grupo nestes dois dias.

Pe. Pedro Ritter carrega a camiseta que marca a celebração do jubileu e mostra o livro de partituras feito especialmente para o encontro. Ele coordena o Setor do Canto Litúrgico no Regional Sul 3 e ressalta a importância de olhar para o caminho percorrido e traçado por inúmeros agentes das milhares de comunidades do Rio Grande do Sul:

“O encontro faz memória desta bonita história de tantos homens e mulheres que trabalharam e estiveram a frente desta caminhada. Nestes 50 anos muitas canções fizeram alegria e ecoaram em tantos lugares de nossas comunidades. Que Deus possa chegar através destas melodias no coração de tantas comunidades do nosso Rio Grande afora”, deseja ele.

Confira o vídeo do Pe. Pedro na íntegra:

CNBB Sul 3