WEBMAIL

Em Cruz Alta, a 71ª Romaria de Fátima é lançada oficialmente

Após dois anos sendo realizada apenas de forma online, em sua 71ª edição, a Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, volta a ser presencial. No domingo, 21 de agosto, o evento foi lançado oficialmente.

A missa do lançamento foi celebrada pelo Pe Silvio Jorge Mazzarolo, Administrador Diocesano, e concelebrada pelos padres Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral, e Ari Braganholo, Reitor do Santuário. Os casais organizadores participaram e foram apresentados a comunidade presente, ao final da celebração.

Marcelo e Andressa Moura, casal coordenador desta edição, estão confiantes e felizes com o retorno do evento presencial. “Estamos nos preparando, organizando todos os detalhes para melhor receber a todos no dia 09”, conta Andressa.

Para o Pe Silvio, o momento é de muita alegria, pois marca o retorno de um dos maiores eventos religiosos do estado, que, desde a pandemia em 2020, estava sendo realizado apenas de forma online. “Que bom que podemos nos encontrar novamente e caminharmos, juntos, até o nosso Santuário, com Nossa Senhora de Fátima”, destaca.

O padre Aldecir lembrou a importância dos fiéis se prepararem para o momento da romaria, para que todos possam celebrá-la com fé. Ele apresentou a todos o subsídio organizado na Diocese para os encontros de grupos, nas comunidades. “É importante sabermos o que estaremos celebrando no dia 09 de outubro”, diz.

Mateada movimentou a área de lazer do santuário

Durante a tarde, marcando o momento festivo, foi realizada a Mateada da 71ª Romaria de Fátima, reunindo centenas de pessoas, que aproveitaram o  sol para matear aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Para isso, a água-quente e a erva-mate foram oferecidas pela organização do evento.

E quem veio de fora, aproveitou a oportunidade para conhecer o local.

Leomar Pimentel da Silva já é visitante assíduo do santuário. Neste dia, aproveitou a mateada para apresentar o local aos compadres de Tupanciretã, que estavam de visita. “Venho sempre aqui pra tomar chimarrão com a santinha. É um lugar bonito, agradável. E hoje aproveitei para trazer a visita”, conta. E as visitas aprouveram o passeio. “Achei muito bonito aqui. Vou voltar”, diz Betina Silva de Souza.

Houve também comercialização de lanches, camisetas, cuias, etc. Foi realizado sorteios e a criançada pode se divertir nos brinquedos.

A 71ª Romaria de Fátima

Neste ano, a romaria acontece no dia 09 de outubro, com o tema “Maria caminha com o seu povo”, antecedida por uma novena que acontece de 30/09 à 08/10, com início às 19h30min.

Programação da novena e 71ª Romaria Diocesana

30/09 – 1ª Noite – Maria caminha com o seu povo no jubileu diocesano

01/10 – 2ª Noite – Maria caminha com o seu povo na iniciação cristã

02/10 – 3ª Noite – Maria caminha com as famílias

03/10 – 4ª Noite – Maria caminha com a comunidade

04/10 – 5ª Noite – Maria caminha com o seu povo na missão

05/10 – 6ª Noite – Maria caminha com o seu povo na solidariedade

06/10 – 7ª Noite – Maria caminha com o seu povo na missão de educar

07/10 – 8ª Noite – Maria caminha na busca da paz

08/10 – 9ª Noite – Maria caminha com o seu povo na sinodalidade

09/10 – Dia da 71ª Romaria Diocesana ao Santuário N. Sra de Fátima

08h – Missa de acolhida aos romeiros – Catedral;

10h – Missa da Romaria – Santuário Diocesano;

14h30min – Bênção da saúde

Com informações da Diocese de Cruz Alta