Ação do Espírito Santo em nós
Celebramos hoje a Solenidade de Pentecostes. Qual a ação do Espírito Santo em cada um de nós? O Espírito Santo infunde em nós dons e frutos. Quando acolhemos o Espírito Santo, ele enriquece-nos com um verdadeiro organismo sobrenatural.
Em primeiro lugar, recebemos as virtudes teologais. A fé, que nos leva a olhar a vida e mundo com os olhos de Deus. Por ela participamos na Sua sabedoria infinita. A Esperança, que nos mantém no caminho da Casa do Pai, olhando em frente, cheios de confiança em lá chegar. A Caridade que estabelece a comunhão com Deus e com os irmãos, pois leva-nos a amar com o coração de Jesus Cristo: como Deus ama e quem Ele ama.
Também nos são dados os Dons do Espírito Santo. Os dons são como que instintos sobrenaturais que nos levam a pensar e agir em todas as circunstâncias como se Jesus Cristo ou Maria Santíssima estivessem em nosso lugar.
O dom da Sabedoria que nos leva a encontrar uma indizível consolação ao meditar nas verdades divinas; o do Entendimento, que nos ajuda a compreender melhor as verdades da fé e a captar o seu nexo íntimo; o do Conselho, que nos leva a decidir e agir segundo a vontade do Pai, mesmo quando, pela nossa razão, não vemos claramente o caminho; o da Fortaleza, que nos mantém firmes nas ocasiões difíceis ou nos leva a empreender atos heroicos na vida; o da Ciência, que nos ajuda a descobrir nas criaturas a obra de Deus e o caminho para Ele; o da Piedade, que nos conduz a um carinho imenso para com o Pai do Céu, de modo que procuramos dar-lhe gosto em tudo, mesmo naquilo que não é obrigatório pela Lei de Deus; o do Temor de Deus, que nos ajuda a captar a imensidade do Altíssimo em contraste com a nossa pequenez e nos leva a uma profunda adoração e a evitar tudo aquilo que poderia desagradar aos Seus divinos olhos, mesmo quando não é proibido sob pena de pecado.
Também recebemos os chamados frutos do Espírito Santo. São as obras boas e os bons sentimentos que o Espírito Santo fomenta em nós: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a longanimidade, a bondade, a benignidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, a continência e a castidade.
A acolhida em nós, do Espírito Santo torna-nos mensageiros de Jesus. Antes de subir ao Céu, Jesus deixou bem claro que a Sua ação salvadora dos homens continua depois da Sua Ascensão aos Céus, não já visivelmente, mas pela Graça e por meio de cada um de nós. Somos os continuadores da Sua obra salvadora, ou melhor, o mesmo Jesus continua a atuar por nós: fala pela nossa voz, acaricia com as nossas mãos, procura os transviados com os nossos pés e sorri com o nosso olhar. Foi por isso que recomendou aos Apóstolos e discípulos que não começassem a evangelização do mundo sem terem recebido o Espírito Santo, porque é Ele que nos capacita para estas maravilhas. Deve realizar-se na nossa vida o que escreveu um santo: «Oxalá fossem tais as tuas atitudes e as tuas palavras, que todos pudessem dizer quando te vissem ou ouvissem falar: ‘Este lê a vida de Jesus Cristo’». (São Josemaría, Caminho, n.º 2).
Hoje, as Coletas de nossas Missas e Celebrações serão em favor das Missões em Moçambique, na África, onde de nossa Igreja do Rio Grande do Sul mantém um belíssimo trabalho de Evangelização. Sejamos generosos.
+ Dom Antonio Carlos Rossi Keller