Arquidiocese de Passo Fundo prepara 41ª Romaria de Aparecida
Em Passo Fundo, a 41ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida acontecerá no dia 9 de outubro de 2022 com o lema “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!”. Será retomada, neste ano, a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Áreas Pastorais. As Áreas Pastorais de David Canabarro (agosto) e Guaporé (setembro) receberão a visita da Imagem Peregrina.
Inspirações para o lema
A escolha do lema da 41ª romaria de Nossa Senhora Aparecida tem presente a Campanha da Fraternidade 2022, com seu tema “Fraternidade e educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A Campanha da Fraternidade tem como ponto de partida a realidade da educação. Todavia, a temática é mais ampla, apontando para uma postura de vida que também pode ser contemplada em Maria, diante do seu “sim!” e da sabedoria de quem guarda no coração e medita a vontade de Deus para si e para seu povo. Ela é Mãe do Amor, pois gerou a Jesus Cristo, manifestação do amor divino à humanidade.
Outras realidades e acontecimentos iluminarão a oração do Povo de Deus na procissão. Em âmbito local, temos a continuidade do lançamento dos diretórios arquidiocesanos e a conclusão da fase local do Sínodo. Enquanto Igreja do Brasil é possível destacar o ano eleitoral e o desafio da consciência política dos cristãos, a Campanha da Fraternidade e a sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Um olhar global chama atenção para os efeitos da pandemia, especialmente entre os mais pobres, a continuidade da guerra na Ucrânia, Síria e outros territórios, e a urgência em assumirmos a questão ecológica.
O cartaz
A Arquidiocese de Passo Fundo divulgou o cartaz da 41ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida. A arte apresentada é inspirada pelo lema: “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!”.
O cartaz apresenta gestos de fé e de amor, presente nos corações e nos passos de inúmeros peregrinos que se colocam em procissão, para celebrar aquele humilde acontecimento, de 12 de outubro de 1717: o encontro da imagem de Nossa Senhora pelos três pescadores que de modo sábio entenderam a mensagem do evento.
Aquelas pessoas – homens, mulheres, jovens, crianças – marginalizadas e frágeis, abriram o coração à mensagem contida naquela imagem frágil: compreenderam que, através da imagem aparecida, a mãe Maria convidava, para encontrarem-se a fim de rezar e de viver o amor fraterno e, até hoje, Maria faz o apelo para sermos Povo de Deus, caminhando juntos (sinodalidade), em busca da fraternidade universal e da amizade social, guiados por Jesus Cristo.
Nossa Senhora continua nos convidando, para caminharmos juntos, a fim de vencermos as enormes desigualdades sociais, o racismo, a intolerância, o individualismo; para cultivarmos a fé viva que se traduz em obras de irmandade, respeito, diálogo, amizade e promoção de uma educação humanista, integral e solidária.
Com amor e sabedoria, podemos usar este cartaz, não somente para a divulgação da Romaria, mas também para rezarmos pessoalmente e comunitariamente, contemplando, com sabedoria, a mensagem que brota da Pequenina Imagem Aparecida.
Com informações da Arquidiocese de Passo Fundo