Notícias › 24/09/2018

Arquidiocese de Porto Alegre inaugura centro administrativo

Porto Alegre – Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (24), o novo Centro Administrativo São João Paulo II (Av. Sertório, 305, Bairro Navegantes), da Arquidiocese de Porto Alegre. Funcionários, autoridades e representantes do clero prestigiaram a cerimônia que contou com a bênção do Arcebispo Dom Jaime Spengler. “Estamos fundamentando o nosso trabalho sobre a rocha. Não só por esta construção, mas por todo trabalho de evangelização realizado nesta porção da Igreja Católica do nosso Estado”, afirmou Dom Jaime. Após o pronunciamento do Arcebispo e descarramento da placa de inauguração e corte da fita na porta da capela, todos participaram do momento de confraternização.

No novo Centro Administrativo, localizado na Avenida Sertório, 305, Bairro Navegantes, a Mitra Metropolitana passa a atender as mais de 150 paróquias dos 4 Vicariatos (Canoas, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre) por meio dos departamentos Administrativo, Jurídico, Pessoal, Financeiro, Contabilidade, Fraterno Auxílio, Patrimônio, T.I., Obras, Loja Centro de Pastoral e O Dia do Senhor. O novo prédio foi adquirido pela Arquidiocese em janeiro do ano passado e conta com cerca de 30 funcionários. A residência episcopal, o vigário geral, a Chancelaria, o arcebispado, o Arquivo Histórico, o Batistério, a Assessoria de Comunicação e o Tribunal Eclesiástico seguem com atendimento na Cúria Metropolitana (Rua Espírito Santo, 95 – Centro Histórico).

Nova estrutura – A área, com 2.400m², possui salas para os departamentos, para atendimento dos bispos, cozinha, refeitório, auditório com 40 lugares e capela para cerca de 100 pessoas sentadas, entre outros ambientes. A loja Centro de Pastoral que, assim como O Dia do Senhor, anteriormente funcionava no Bairro Floresta, também está atendendo no novo endereço. O local acolhe ainda a Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora.

Na Cúria Metropolitana será dado andamento ao processo de restauração do prédio, que completa 130 anos em outubro, e que está com 30% do trabalho concluído. Dos setores que permanecem no prédio localizado no Centro Histórico, o Batistério realiza, por mês, 420 atendimentos para expedição de certidões de casamento, entre outras, e o Arquivo emite uma média de 25 certidões, por semana, para abertura de processos de cidadania europeia.