Assembleia dos Bispos
Pela graça do Senhor, nos primeiros 10 dias de maio, os bispos do Brasil estarão participando da 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Aparecida – SP. Serão dias de oração, retiro, confraternização, partilhas de experiências, avaliações, prestação de contas e planejamentos.
A Assembleia Geral sempre se caracterizou por muito trabalho por parte dos bispos, assessores e organizadores. São dias muito intensos com uma pauta de atividades plenas.
Na Assembleia deste ano haverá a eleição da nova Presidência e das Comissões Pastorais. Após o Retiro, os bispos escolhem seus representantes que melhor podem servir nos diversos encargos. Qualquer encargo ou coordenação é um serviço especial que se assume para o bem do Povo de Deus.
O tema central desta Assembleia serão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos 2019 – 2023. Todos os bispos já receberam e estudaram uma primeira formulação dessas Diretrizes. Na Assembleia tudo é retomado discutido e, por fim votado. As novas Diretrizes pastorais contemplarão a presença do Senhor na cultura urbana e vida da grande cidade mundial; o olhar dos discípulos missionários; a Igreja nas casas e as novas propostas de caminhos pastorais. Os 4 pilares das Comunidades continuarão a ser destaque: 1. Palavra: Iniciação à vida cristã e animação bíblica; 2. Pão: liturgia e espiritualidade; 3. Caridade: a serviço da vida; 4. Missão: estado permanente.
Um assunto de grande interesse dos bispos nesta Assembleia Geral será a organização da primeira visita ao Papa Francisco (Visita “ad Limina”), prevista para o ano de 2020 em Roma. A Conferência do Brasil é a mais numerosa e, por isso, exige acerto das agendas e dos relatórios para os Dicastérios em Roma. O Papa Francisco deseja o encontro coletivo com os bispos dos diversos regionais do Brasil. Pedimos ao nosso povo que nos acompanhe com suas orações para o êxito pleno desta Assembleia Geral. Desejamos colocar nossas vidas e ministério a serviço da evangelização e das maiores necessidades de nossas dioceses, comunidades e missão. Que o Espírito Santo nos ilumine, purifique e nos guie para os melhores caminhos e que Nossa Senhora Aparecida nos acompanhe maternalmente.
+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria