Assembleia da Pastoral da Criança avalia e planeja o cuidado da vida
Assembleia Estadual da Pastoral da Criança aconteceu nos dias 20 a 22 de outubro, nas dependências do Seminário Diocesano Betânia, em Novo Hamburgo (RS). O encontro reuniu coordenadores de núcleos, setores e multiplicadores das ações básicas, teve como objetivo avaliar as ações realizadas ao longo do ano planejar o cronograma para 2017.
Segundo dados do Censo de 2010, há no Rio Grande do Sul cerca de 318.294 crianças de 0 a 06 anos em condição de pobreza. Dessas, cerca de 35 mil são acompanhadas pela Pastoral da Criança. A Pastoral da Criança está presente em 17 dioceses e 304 paróquias gaúchas. Sua abrangência atinge 206 municípios que são acompanhados por 6.277 voluntários/as.
“Estou na Pastoral da Criança desde 1999 quando fui capacitada numa periferia da cidade de Cruz Alta. Desde então faço parte desta grande pastoral e somos reconhecidas pela Igreja como missionárias da vida. Desenvolvemos todas as ações com muita alegria e encantamento, principalmente, nas comunidades pobres onde há mais necessidades”, testemunhou a coordenadora da Diocese de Cruz Alta, Maria Klafke.
A maior dificuldade da pastoral do Rio Grande do Sul é a necessidade de aumentar o número de voluntários. Atualmente, “a missão da pastoral se dá pelo acompanhamento nutricional das crianças acompanhas e fomentar políticas sociais nos municípios que atendam em parceria com a ação da Igreja o cuidado com a vida”, observou Ednilson Cunico, do conselho nacional da Pastoral da Criança.
“Agradeço a cada coordenadora de setor pela presença e o carinho. Acredito que fizemos um bom planejamento com um plano de ação comprometido com a vida das nossas crianças, gestantes e comunidades. Estamos nessa missão para salvar vidas. Precisamos ensiná-las a amar e compreender e ser pessoas diferentes. Esse é o nosso compromisso de coordenadores de setor e estadual”, concluiu a coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Marli Ludwig [confira o vídeo].
Para concluir avaliação estadual, dom Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, presidiu uma Celebração Eucarística e dirigiu mensagem de agradecimento e entusiasmo.
Por Judinei Vanzeto
Assessoria de Imprensa
Regional Sul 3 da CNBB