Assessores diocesanos da juventude gaúcha se reúnem em Porto Alegre

Com o objetivo de oportunizar uma reflexão sobre a necessidade da assessoria na perspectiva da dimensão da capacidade técnica e das estruturas de acompanhamento da evangelização da juventude gaúcha, cerca de 20 assessores e assessoras diocesanos participaram de reunião nesta quarta-feira, 10, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre (RS).

Segundo a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes, a evangelização da juventude do Rio Grande do Sul tem uma história que precisa de continuidade através de um processo equilibrado entre a contemplação e a ação.

A partir de práticas partilhadas o grupo refletiu sobre a pastoral orgânica, estrutura de acompanhamento, formação, lideranças e relacionamento entre os diferentes papeis, grupos e carismas juvenis.

Em cada uma das dioceses que tem organizado o Setor Juventude o assessor da juventude tem um papel muito importante. “Periodicamente se encontram para avaliar a caminhada, olhar para frente, perceber a memória do percurso realizado. Não avaliar apenas as atividades realizadas, mas o desenvolver do processo. Nisso o próprio assessor vai se formando assessor”, explicou dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial da Juventude.

Semana Missionária

Houve destaque à programação da Semana Missionária que vai nos dias 22 a 28 de julho, na cidade de Porto Alegre. Segundo dom Adilson Busin, a cidade de Porto Alegre foi escolhida por ser considera terra de missão.

Entre os locais previstos para o trabalho de missão estão a Fonte Colombo (que trabalha com pessoas que vivem com HIV), o acompanhamento da Pastoral Carcerária e o trabalho na Vila dos Papeleiros, na Ilha dos Marinheiros, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, na Lomba do Pinheiro e a Obra Social Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como famílias e moradores de rua.

 Dentro da programação

 No calendário das atividades assumidas pela juventude está o II Revitalização da Pastoral da Juvenil Nacional, que acontecerá dias 07 a 09 de setembro próximo, em Brasília (DF). Participam desse encontro os responsáveis diocesanos e uma liderança jovem responsável pela evangelização diocesana e todos os responsáveis nacionais das congregações, novas comunidades, pastorais da juventude e movimentos eclesiais.   é um momento de avaliação da caminhada realizada e de projeção da evangelização da juventude em âmbito nacional. A próxima reunião dos assessores será no dia 12 de julho e 13 de setembro, em Porto Alegre.

Ainda sobre a reunião, de acordo com dom Adilson Busin, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e referencial da Juventude, a alegria e comunhão foram duas palavras fortes no encontro. “Saímos abastecidos, alegres e numa caminhada de Igreja em espirito de comunhão”, concluiu.

 

Deixe um comentário