Notícias › 10/04/2019

Atividades da Pastoral da Juventude no Regional Sul 3 da CNBB

Encontro de jovens do Regional Sul 3 da CNBB pela vida das mulheres

Cerca de 40 jovens de várias dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram  de encontro da Pastoral da Juventude, designado “Nas Trilhas da Campanha: Pastoral da Juventude pela vida das mulheres”, sábado e domingo, dias 06 e 07, no Centro de Espiritualidade Pe. Arturo, em São Leopoldo.

WhatsApp Image 2019-04-09 at 16.17.37A atividade teve por objetivo ampliar a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher, uma das prioridades da Pastoral da Juventude Nacional assumida pela Ampliada Nacional de 2017.

O encontro teve a assessoria das jovens Daiane Zito (graduada em Comunicação Social da PJ do Regional Sul 1, São Paulo) e Angélica Tostes (mestra em Teologia). Elas provocaram a juventude do Estado sobre o chão de violências pisado por todos e como os jovens cristãos e cristãs podem ser protagonistas no enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher, garantindo vida em abundância para as mulheres e caminhando rumo à Civilização do Amor.

No sábado à noite, juntamente com a comunidade São João Batista, houve celebração das mártires da caminhada, presidida pelo Padre Edson Thomassim. No domingo, a partir dos 4 eixos (Formação, Mídia, Atividades de Massa e Articulações Institucionais) o grupo projetou o desenvolvimento da campanha no Regional Sul 3 da CNBB.

———————————————————————-.

Debate sobre documento do Papa a partir da Assembleia do Sínodo sobre juventude

WhatsApp Image 2019-04-09 at 16.18.09Na noite de segunda-feira, dia 8, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros do Instituto Humanitas da Unisinos, em São Leopoldo, houve debate sobre a exortação apostólica pós-sinodal  “Cristo Vive”, do Papa Francisco, redigido, segundo ele próprio, a partir da riqueza das reflexões e diálogos da 15ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, de outubro passado, no Vaticano. O documento foi apresentado pelos jovens: Davi Rodrigues da Silva, Secretário Nacional da Pastoral da Juventude da CNBB; Rocheli Koralewski, Secretária da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim e Multiplicadora da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher da CNBB e Wagner Fernandes de Azevedo, do Instituto Humanitas da Unisinos, com a coordenação da Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta, também da Unisinos.

 

Fonte: Pe. Antonio Valentini Neto