WEBMAIL

Calendário e prioridades da Evangelização da Juventude para 2020 foram definidos neste final de semana

Com a presença de mais de 40 pessoas vindas de 15 dioceses gaúchas, o Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB realizou neste final de semana mais uma reunião de assessores, articuladores e comunicadores dos setores diocesanos da juventude. Nos dias 8 e 9 de junho, o grupo participou de uma formação sobre o acompanhamento de jovens, partilhou sobre a realidade da evangelização em suas dioceses e traçou os próximos passos do Plano trienal (2018-2020) para a evangelização das juventudes. O encontro ocorreu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo.

A reunião iniciou, no sábado, com uma oração em que se refletiu sobre a presença dos jovens no Antigo Testamento, no Novo Testamento e agora, inspirada na Exportação Apostólica pós-sinodal Cristo Vive, assinada pelo Papa Francisco. Em seguida, a coordenadora do Observatório da Juventude/PUCRS, Patrícia Teixeira, palestrou sobre ” A arte de acompanhar jovens”. Patrícia, que é psicopedagoga e mestre em Teologia, falou sobre os desafios do acompanhamento diante de tantos e diferentes contextos e realidades. “Há uma nova realidade que transformou o tempo e o espaço”, disse.

Na tarde do sábado iniciaram as discussões sobre as ações do Plano Trienal para 2020. Em grupos, os participantes avaliaram o que é possível realizar e o que não, em nível regional e diocesano. A partir disso foi montado o plano de ação para 2020, com ações que serão desenvolvidas nos âmbitos da formação, missionariedade e estruturas de acompanhamento.

A manhã de domingo começou com uma Missa presidida pelo Pe. Ludinei Vian e concelebrada por sete dos 10 padres presentes na reunião. Na homilia, o Pe. Eneias Carniel falou sobre o quanto é significativo celebrar Pentecostes durante este encontro. “Os dons são para a edificação da comunidade”, lembrou.

O restante da manhã foi dedicado à construção do calendário de ações regionais e diocesanas para 2020, baseadas no Plano construído em conjunto no dia anterior. Também foi anunciada a permanência de Dom Adelar Baruffi como bispo referencial para a evangelização da juventude e a substituição de Dom Adilson Pedro Busin por Dom Darley José Kummer.

O encontro encerrou ao meio dia com o almoço precedido pela avaliação da reunião e oração de envio.

Por: Daiane Madruga