CNBB Sul 3 lamenta o falecimento de Dom Nei Paulo Moretto

O Regional Sul 3 da CNBB manifesta pesar e solidariedade aos familiares, a Dom José Gislon, bispo diocesano, ao clero, religiosos(as), seminaristas e todo o Povo de Deus da Diocese de Caxias do Sul, pelo falecimento de seu Bispo Emérito, Dom Nei Paulo Moretto, ocorrido Quinta-Feira Santa, 06 de abril.

Aos 86 anos de idade, sendo 62 como padre e 50 como bispo, Dom Paulo deixa-nos um testemunho pessoal de especial significado. Deus seja louvado por sua vida e missão a serviço da Igreja, de modo particular, às Dioceses de Cruz Alta e Caxias do Sul. Que seu testemunho se perpetue na história do seu povo, inspirando os fiéis a mesma fé que professava em seu lema episcopal: “Tudo é Graça”.

O velório terá início às 12h30min desta Quinta-feira Santa, na Catedral Diocesana de Santa Teresa D’Ávila, em Caxias do Sul-RS. A Santa Missa de Exéquias será celebrada às 16h de hoje. Após a Missa, o corpo será sepultado no interior da Catedral Diocesana.

Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seus braços dom Paulo e faça brilhar para ele a luz eterna.

Biografia

Nasceu em Caxias do Sul no dia 25 de maio de 1936, filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli Moretto, filho primogênito de uma família de oito irmãos. Fez seus estudos primários na Escola Henrique Emílio Mayer. Em 1947, aos onze anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu até 1953. Posteriormente foi para o Rio de Janeiro, onde ficou até o mês de setembro lecionando no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino em Petrópolis, até que começasse o ano letivo no Colégio Pio Brasileiro em Roma.

Licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, e em 02 de julho de 1961 foi ordenado presbítero, por dom Faustino Tissot, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Roma.

De volta ao Brasil, Paulo Moretto, agora sacerdote, atuou na Paróquia Sagrada Família em Caxias do Sul, logo após, iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Em 1963 foi assistente do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, e de 1964 a 1965 reitor do mesmo seminário. De 1966 a 1972 foi professor de Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão. Entre 1967 e 1968 foi assistente dos seminaristas maiores das Dioceses de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen. Em 1969 foi vice-reitor e reitor do seminário de 1970 até sua nomeação episcopal em 1972.

Em 16 de novembro de 1972, dom Paulo Moretto foi eleito, pelo Papa Paulo VI, o primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, aos 28 de janeiro de 1973, oportunidade que escolheu como lema de sua vida episcopal “Tudo é Graça”.

Três anos depois, em 21 de janeiro de 1976, dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, tomando posse em 19 de março de 1976. E, em 26 de maio de 1983, durante a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, dom Paulo Moretto tornou-se o 3º Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceu durante 28 anos. Foi Presidente da CNBB Regional Sul 3 por duas gestões e vice-presidente por uma gestão.

Tornou-se emérito em 07 de julho 2011.