WEBMAIL

Colaboradores da Diocese de Cruz Alta participam de encontro de formação

Colaboradores da Diocese de Cruz Alta estiveram reunidos na terça-feira (23) para um encontro de Formação, no Centro Diocesano de Pastoral. O dia contou com muito aprendizado, troca de experiência e convivência. Mais de 100 colaboradores marcaram presença no encontro que, pela manhã, foi focado no aprimoramento do comportamento e atendimento na Secretaria Paroquial, reconhecida como ponto de contato da comunidade com a paróquia.

O assessor do encontro, Antônio Augusto Putini, abordou temas essenciais incluindo os princípios dos 5S: senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. “Nós preparamos as pessoas para que elas estejam sempre atentas a sair um pouco da rotina, estudar cada vez mais para fazer um bom atendimento, porque, querendo ou não, acabamos caindo no comodismo e esse comodismo acaba atrapalhando, desmotivando um pouco. Então é necessário sempre alguém estar alimentando a esperança, a motivação, a expectativa das pessoas para que tenhamos um trabalho como modelo de atividade”, enfatiza ele. O assesssor destaca:

“Na prática é preciso estar sempre renovando, incentivando a leitura, o estudo, o acompanhamento das tecnologias para que as pessoas não fiquem acomodadas, tão pouco atrasadas e passadas. Precisamos estar sempre atentos ao que se passa no mercado e no final das contas, no caso nossa a prestação de serviço, temos que prestar com amor, com dedicação, com carinho para que as pessoas se aproximem de Cristo através de quem está ali atendendo”.

Putini avalia que o encontro contou com muita motivação, interesse dos participantes e, também, integração, visto que muitos trabalham há tempos na diocese e poucos se conhecem.

Durante o dia, também foram reservados momentos específicos para os setores com aprofundamento do tema e dinâmicas. “Acho que este encontro é bom para conhecer, juntar o pessoal e trocar ideias. Tudo é válido”, destaca Margarida Maria Sikacz, Serviços Gerais da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Ijuí. O mesmo acredita Nádia Rabuske, Auxiliar Administrativa da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, do Salto do Jacuí: “É bem bom esses encontros assim pra gente se conhecer pessoalmente”. Também, para o Auxiliar Administrativo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Adriano Ulbrich, este é um momento de revigorar a unidade diocesana:

“Com certeza um momento de revigorar o sentido de pertença. Todos nós atuamos em diferentes pontos de diocese, mas pertencemos a um todo. Todos temos a mesma missão, o mesmo compromisso e aqui nós também renovamos criamos, novas forças para continuar em frente, sempre registrando que o nosso objetivo é evangelizar por meio do nosso trabalho”, destacou.

Durante o dia reservou-se, também, um momento para estudo focado em questões administrativas, conduzido pelo representante da Theós, Jeferson Dias Secchi.  “Em minha  caminhada de treinamentos com as dioceses eu vejo que falta muito isso que foi proposto hoje, neste encontro. Esse cuidado com os colaboradores, com a formação deles, acho muito louvável essa atitude que a diocese está tendo de ter essa formação”, ressalta.  Segundo ele, entre as maiores dificuldade percebidas está o fato de que, muitas vezes, as pessoas não têm entendimento em relação a tarefa que executam. “O que precisamos fazer é tornar isso mais claro de uma forma mais simplificada na linguagem deles, pois assim vão começar a ver sentido nisso e começar a fazer, às vezes sem nem perceber, da forma como precisa ser feito”, diz.

Conforme salientado pelo Pe. Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral de Cruz Alta, este é um importante momento de encontro para todos os colaboradores:

“Estou convicto de que este momento será verdadeiramente especial para todos, tanto para aqueles que desempenham funções no setor administrativo quanto para aqueles que contribuem de outras maneiras em nossa igreja. É fundamental porque, sem dúvida alguma, sairão daqui com uma perspectiva renovada, fruto da reflexão e do intercâmbio de experiências com as diversas realidades presentes em nossa diocese”, ressalta o padre.

Ele enfatiza a amplitude da diocese, composta por uma diversidade de contextos, e destaca o compromisso unificado em que estão empenhados. “É dentro dessa unidade que almejamos seguir adiante. Por isso, já no início de outubro, planejamos outro encontro, mais voltado para a confraternização, que certamente será um marco significativo não só para a trajetória da igreja diocesana de Cruz Alta, mas também para a vida de cada indivíduo presente”, antecipa.

Para dom Nélio Domingos Zortea, Bispo Diocesano, o encontro é motivo de grande alegria. Ele destaca que é uma oportunidade única em que os colaboradores da diocese se reúnem para se conhecerem e fortalecerem os laços. “É sempre gratificante ver pessoas dos mais diversos setores reunidas, desde os bispos e padres até aqueles que trabalham nos serviços administrativos, serviços gerais, etc. Todos estão unidos pelo propósito comum de servir à evangelização”, afirma o Bispo.

Segundo dom Nélio, esse evento é uma chance de compreender melhor a missão compartilhada por todos os batizados. Ele enfatiza a importância de realizar os serviços com alegria e amor, independentemente do ambiente em que cada um atua. “Nossa diocese procura sempre caminhar na unidade, reconhecendo que a missão de evangelizar pertence a todos nós”, destaca.

O bispo expressa sua certeza de que o encontro será transformador para todos os participantes, independentemente de sua função na diocese. Ele ressalta que é uma oportunidade não apenas de confraternização, mas também de enriquecimento espiritual e troca de experiências. “Sabemos que nossa diocese é vasta e diversa, mas estamos empenhados em caminhar juntos, fortalecendo os laços de unidade”, afirma. Dom Nélio finaliza expressando sua esperança de que essas iniciativas tragam ainda mais alegria e crescimento espiritual para todos os envolvidos.

Com informações da Diocese de Cruz Alta