Coleta de Pentecostes tem por finalidade a Animação Missionária da Igreja
“A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas” (RM86).
A Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão católico e lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e outras mulheres, reunidos no cenáculo, em oração. A palavra pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta” dias depois da festa do Domingo de Páscoa.
Essa festa é tem sua origem no Antigo Testamento e era conhecida como a Festa das Semanas. Mas com a vinda do Espírito Santo neste dia recebe um novo significado no Novo Testamento por marcar o início da era da Igreja.
Na compreensão do corpo humano, a Igreja é o Povo de Deus e que tem por cabeça Cristo. O Espírito Santo é o sopro, a alma da Igreja que dá continuidade na missão de Cristo na face da terra.
Finalidade da coleta
Para dar continuidade à missão de Cristo a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes. Esta coleta tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também promove formações, encontros missionários entre as Dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva e colabora com projetos missionários na Amazônia.
Esta coleta é realizada no Domingo de Pentecostes, dia 04 de junho, da sua comunidade e envida integralmente para a Animação Missionária da Igreja no Rio Grande do Sul. Ou se preferir sua contribuição pode ser feita através de depósito na Caixa Econômica Federal – Animação Missionária Regional Sul 3 / Agência 0451 – Conta Corrente: 0835-1.
Neste link segue depoimento do missionário padre Atílio Zatycko:
Por Judinei Vanzeto
Assessoria de Imprensa – Regional Sul 3 da CNBB