Com recursos da CNBB Regional, Mensageiro da Caridade apoiou mais de 900 famílias vítimas das enchentes

O Mensageiro da Caridade, que coordenou as ações em favor das vítimas da enchente no território da Arquidiocese de Porto Alegre, realizou uma grande ação de mobilização de recurso e apoio às famílias afetadas. O trabalho foi executado numa rede de instituições formada por mais de 130 paróquias, entidades da sociedade civil, ONGs, CTGs, comunidades indígenas, escolas, sub-prefeituras, CRAS, Centros POP, abrigos e centros sociais, que acolheram flagelados ou serviram de ponto de apoio no cuidado às famílias em situação de vulnerabilidade social atingidas pela enchente.

Um apoio fundamental foi aportado pelo Fundo criado pelo Regional Sul 3 da CNBB a partir da Campanha em favor das vítimas das chuvas, que, através de três projetos, destinou ao Mensageiro o valor de R$ 4.264.406,00, empregado na aquisição de diversos itens de uso doméstico: centenas de colchões, camas, roupeiros, conjuntos de balcões de pia, paneleiros, mesas com quatro cadeiras/banquinhos, beliches, fogões, botijões de gás e geladeiras.

Os recursos do fundo da CNBB foram distribuídos num trabalho de atendimento das famílias afetadas em 33 paróquias. Até o momento, somente nas Ilhas do Guaíba foram beneficiadas 275 famílias. Nas duas paróquias mais atingidas da cidade de Canoas foram auxiliadas 235 famílias com equipamentos de uso domésticos. Outras 415 famílias foram atendidas diretamente na sede da entidade, mediante encaminhamento de paróquias e entidades da rede socioassistencial.

Ao receber a ajuda, a migrante venezuelana Rosaura Del Valle Munoz não se cansava de agradecer. “A ajuda do Mensageiro da Caridade me faz muito feliz, porque encontramos alguém que nos ajuda a cuidar de nossos filhos para que eles possam dormir com tranquilidade e nós possamos ter um abrigo para nossa família. Estamos agradecidos a vocês, porque somente aqui encontramos alguém que de verdade faz essa ajuda para nós”.

O Diretor Executivo, Luís Carlos Campos, afirmou que após a tragédia, o recurso da CNBB Regional viabilizou a ação de reequipar as residências. “Os equipamentos de uso doméstico que permitem preparar alimentos, armazenar comida e dormir com segurança são fundamentais para que as pessoas superem o trauma e retomem suas vidas”.

 

Victória Holzbach | CNBB Sul 3 |Com informações do Mensageiro da Caridade