WEBMAIL

Com Jesus Cristo renasce a alegria

O terceiro domingo do Advento é um momento especial na preparação para o Natal. Este dia é conhecido como “domingo da alegria”, pois a liturgia celebra a esperança e a vinda próxima do Senhor.

É inesquecível a expressão do Papa Francisco no início da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG 1).

Para que o Natal produza em nós verdadeira alegria precisamos de algumas iniciativas: a primeira é participar assiduamente de uma comunidade de fé, com a consciência de que buscamos um alimento espiritual tão necessário para enfrentar as tentações e desafios da vida.

A segunda maneira de preparar o Natal é através de uma boa confissão. Conversão significa identificar o que não está bem e corrigir mudando de direção. A terceira é participar das Comunidades Eclesiais Missionárias, ou seja, dos grupos de famílias. Reunidos em torno da Palavra de Deus, na meditação e oração abrirmos a mente, o coração e a vida para o Projeto do Reino de Deus.

Outra maneira muito eficiente de presentear o Salvador é através da Campanha para a Evangelização ou Coleta da Evangelização. É importante lembrar que a evangelização, razão de ser e missão da Igreja, não se limita apenas ao período natalino. Por isso, somos convidados a participar dessa Campanha para manter viva e dinâmica, o ano todo, a ação evangelizadora da Igreja.

A Campanha para a Evangelização é uma iniciativa promovida pela Igreja para incentivar os fiéis a compartilharem a mensagem cristã. É uma oportunidade para recordarmos que o amor de Deus e a salvação por meio de Jesus Cristo devem ser anunciados a todos e, para isso, são necessários recursos financeiros.

O discipulado autêntico exige esforço e renúncia. Santa Teresa de Calcutá ensinava que “o amor, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque. Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor”.

A Campanha para a Evangelização desempenha um papel fundamental ao lembrar-nos do compromisso cristão de compartilhar o amor de Deus. Somos convidados a ser presentes para o Menino Jesus, ao manter a ação evangelizadora. Afinal, ao compartilharmos o Evangelho, estamos permitindo que mais pessoas conheçam e experimentem o verdadeiro significado do Natal. Muitos, já batizados, ainda não conhecem Jesus como experiência que transforma a vida.

Que saibamos aproveitar essa Campanha para renovar nosso compromisso de sermos semeadores da Palavra de Deus, levando luz e alegria aos corações que ainda não a conhecem Jesus Cristo e assim, inundar o nosso coração e vida de verdadeira esperança e alegria.

Dom José Mário Scalon Angonese – Bispo Diocesano de Uruguaiana