WEBMAIL

COMIRE planeja Congresso Missionário Regional e Coleta de Pentecostes

O Conselho Missionário Regional – COMIRE – realizou nesta quinta-feira, 16 de março, sua primeira reunião anual, na nova sede da CNBB Sul 3. O grupo, composto por representantes das arqui/dioceses gaúchas, além da CRBRS, foi acompanhado por dom Adilson Pedro Busin, Cs, bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3 e pela Secretária Executiva Regional, Sandra Zambon.

Durante a reunião, um dos pontos mais refletidos e debatidos pelo grupo foi a Coleta de Pentecostes, responsável pela manutenção da Missão Ad gentes do RS em Moçambique. A Coleta, realizada em todo o Estado nas Celebrações da Solenidade de Pentecostes – este ano em 27 e 28 de maio – será animada pelos envelopes e cartazes que devem chegar nas arqui/dioceses no fim de março e início de abril.

 

Outro assunto na pauta do encontro foi o Congresso Missionário Estadual, que será realizado nos dias 07 a 09 de julho, em Sobradinho, na Diocese de Cachoeira do Sul. O encontro prevê reunir mais de 100 missionários e missionárias de todo o RS para refletir o tema “Ide! Da Igreja local aos confis do mundo”.

Uma partilha do planejamento de cada COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) foi motivada pela coordenação do encontro, ajudando os participantes a perceberem as ações pensadas em cada Igreja Local e reforçando a importância da articulação dos conselhos missionários em cada arqui/diocese.

Missão em Moçambique

Um dos pontos mais altos do encontro foi a participação e partilha do Pe. Luiz Weber e da leiga Maria Bernardete Acadroli, ambos missionários em Moçambique. De férias no Brasil, Pe. Luiz e Bernardete apresentaram a missão aos presentes e motivaram uma roda de conversa sobre a realidade moçambicana e o dia a dia da missão no país africano.

O testemunho dos missionários e missionárias enviados a Moçambique, a partilha e a oração de todo o Rio Grande do Sul e a disposição de padres, leigas e leigos, religiosos e religiosas para partir é o que garante a continuidade da missão ad gentes.

Desde 1994, foram cerca de 70 enviados pelo Regional Sul 3 a Moçambique. Normalmente, os missionários e missionárias são enviados por um período de três anos e integram juntos a equipe missionária. Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias:

Pe. Camilo Pauletti, de Nova Roma do Sul, na Diocese de Caxias do Sul.

Juliana Assis de Azevedo, de Gravataí, na Arquidiocese de Porto Alegre.

Pe. Luiz José Weber, de Bom Princípio Baixo, na Diocese de Santo Ângelo.

Maria Bernardete Acadroli, de Garibaldo, na Diocese de Caxias do Sul.

CNBB Sul 3