COMIRE realiza reuniões online com Províncias Eclesiásticas

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) promoveu esta semana, de segunda a quarta-feira, encontros virtuais com os responsáveis das diversas frentes de missão no Rio Grande do Sul. O COMIRE, que tinha reunião presencial marcada para o dia 18 deste mês, tem como principal objetivo promover a animação e a cooperação missionária no Regional Sul 3.

Na pauta das reuniões, a prioridade foi a partilha das arqui/dioceses sobre as ações realizadas neste tempo de pandemia, com grande destaque para iniciativas solidárias de apoio a famílias e grupos em vulnerabilidade.

Outros pontos foram a proposta de um processo de formação virtual, ainda para este ano, a missão em Moçambique e a sustentabilidade financeira. A animação missionária no RS e o projeto de missão Igrejas Solidárias em Moçambique são, normalmente, mantidos pela Coleta de Pentecostes, que não ocorreu em 2020 e este ano contará com a partilha da campanha do Subsídio de Natal.

As reuniões tiveram a participação do padre Daniel Rocchetti e da irmã Sandra Regina Amado, assessores da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, que destacaram a importância do processo de animação missionária no Brasil e no Rio Grande do Sul, bem como a iluminação do Programa Missionário Nacional. Padre Daniel motivou ainda a integração com as Pastorais Sociais nas dioceses, para garantir melhores ações de cuidado com a vida neste tempo.

Padre Rodrigo Schüler, coordenador do COMIRE, avalia os encontros de forma muito positiva, ressaltando que foram “momentos particulares e extraordinários de promoção da partilha das ações missionárias e sintonia com a Igreja Missionária”. Ele reforça também que a presença dos assessores da CNBB foi oportunidade para “fortalecer a unidade e nos motivar para um novo olhar para o programa missionário nacional”.

Participaram das reuniões bispos, coordenadores de pastorais e animadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI) das 18 arqui/dioceses do Regional. Também integraram os grupos, representantes das Obras Missionárias, Religiosos e Religiosas, o CIMI e outros organismos missionários.