WEBMAIL

COMIRE Sul 3 participa de assembleia do Conselho Missionário Nacional

A sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, acolheu nos dias 24 a 26 de março a 38ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), com representantes de todo o Brasil, entre eles do Regional Sul 3 da CNBB. Participaram do encontro dom Adilson Pedro Busin, Cs, Referencial da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Sul 3; a leiga Victória Holzbach, coordenadora do COMIRE Sul 3; e o Pe. Tiago Camargo, da Arquidiocese de Porto Alegre, em missão na Diocese de Xingu-Altamira e membro do Grupo de Trabalho da Missão Ad Gentes.

O principal objetivo desta Assembleia foi a avaliação do Programa Missionário Nacional, previsto para ser desenvolvido no quadriênio 2019-2023. Em grupos, os participantes refletiram as ações desenvolvidas, aquilo que não foi possível realizar neste tempo e elencaram as prioridades para o próximo quadriênio, já indicando a prorrogação do Programa Missionário por mais quatro anos.

Entre os destaques elencados estão: Produção e revisão dos subsídios e materiais para capacitação de lideranças e Conselhos; Propor a temática da missão para uma Assembleia Geral da CNBB; Recuperar e fortalecer o projeto das Igrejas Irmãs e Missão Ad Gentes; Implantar e fortalecer os Conselhos Missionários em todas as instâncias; Ampliar a socialização do conteúdo do PMN especialmente junto às bases; Ampliar o diálogo e a presença junto as pastorais sociais evidenciando o compromisso missionário enquanto profético-social.

Congressos Missionários

Outro ponto fundamental da Assembleia foi a apresentação e encaminhamentos para a participação nos Congressos Missionários: Nacional, em Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023 e Americano, em Porto Rico, de 19 a 24 de novembro de 2024. Para o Regional Sul 3, estão disponíveis 40 vagas para o 5º Congresso Missionário Nacional e 8 vagas para o CAM 6.

Como parte deste processo dos Congressos Missionários, o Regional Sul 3 promove o seu Congresso Missionário Regional nos dias 07 a 09 de julho, em Sobradinho, na Diocese de Cachoeira do Sul, com o mesmo tema do Congresso Nacional: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo.

CNBB Sul 3