Comitiva de 9 representantes do RS participam do Encontro Nacional de Responsáveis da Juventude

O Encontro Nacional de Responsáveis ​​​​de Juventude das Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Assessores das Expressões Juvenis que ocorreu de 05 a 07 de setembro em Brasília, buscou atualizar e revitalizar os caminhos para a evangelização das juventudes no Brasil.

O encontro abordou diversas temáticas, contou com momentos de partilhas de experiências e vivências, momentos de oração e foi desenvolvido na metodologia “Conversa no Espírito”, com os participantes dispostos em pequenos grupos ao redor de uma mesa.

No primeiro dia, quinta-feira (05), os participantes tiveram acesso à uma análise de conjuntura das juventudes, assessorada pelo advogado, professor e pesquisador, Dr. Melillo Dinis. Ele abordou os diversos contextos social, político, econômico, ambiental e cultural que as juventudes estão inseridas no mundo, na Ameríndia e no Brasil, à luz de estudos e pesquisas.

Na parte da tarde, o tema central foi o Documento 85 – Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais. O percurso pelo documento que foi lançado no ano de 2007 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi realizado por Dom Eduardo Pinheiro, atual bispo da Diocese de Jaboticabal (SP) e que foi um dos articuladores do documento. Dom Eduardo destacou alguns pontos que ressaltam a opção afetiva e efetiva da Igreja no Brasil pelos jovens e relembrou as linhas de ação que o documento propõe.

A reflexão sobre assessoria dos grupos e movimentos de jovens, bem como sobre as estruturas de acompanhamento ficou por conta do padre e escritor Jorge Boran. Ele destacou a importância da formação dos responsáveis pelas instâncias de assessoria para oportunizar que os jovens tenham o acompanhamento adequado, mantendo o seu protagonismo em todos os espaços eclesiais.

O segundo dia (06) iniciou com a reflexão sobre as novas linguagens para se comunicar com os jovens das gerações Z e Alpha. Como exemplo prático, profissionais e professores da Universidade Católica de Brasília e do Grupo de Trabalho da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional falaram sobre a gamificação como meio para atrair e evangelizar os jovens. Eles exemplificaram como transformar conteúdos de cunho evangelizador em jogos e através da tecnologia pode ajudar a chegar aos adolescentes e jovens que vivem conectados.

Após, foi apresentado o projeto Cuidar da Vida, lançado este ano pela Pastoral Juvenil Nacional. A proposta tem como objetivo formar multiplicadores do minicurso que visa a prevenção ao suicídio. O projeto já teve seis edições e, em janeiro de 2025, será realizado no Rio Grande do Sul. O objetivo do “Cuidar da Vida” é capacitar lideranças para que possam realizar a escuta ativa dos jovens do seu grupo para identificar possíveis sofrimentos e realizar os encaminhamentos necessários a fim de auxiliar no bem-estar e saúde mental dos jovens.

Outro tema abordado pela Coordenação da Pastoral Juvenil foi o Jubileu dos Jovens que irá acontecer de 28 de julho a 03 de agosto de 2025 em Roma, na Itália. Como a Igreja do mundo inteiro estará vivendo o ano jubilar, os representantes diocesanos foram instigados a propor atividades referentes ao jubileu para as juventudes locais e foram convidados a participar da celebração nacional do Jubileu da Juventude que será realizada em 06 de setembro do ano que vem, no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

O sábado foi dedicado para a reunião dos representantes por Regional para o planejamento das atividades em nível estadual e diocesano. A Pastoral Juvenil também partilhou as datas de atividades de 2025.

Caminhos para a evangelização dos jovens no Rio Grande do Sul

A partir da vivência no encontro nacional, o referencial para a juventude no Rio Grande do Sul, padre Eliseu Oliveira destacou que o Serviço de Evangelização no estado continuará seguindo a proposta e os eixos presentes no plano “Vim Matear Contigo” que foi elaborado a partir do plano nacional “Ao Seu Lado”: “O plano “Ao Seu Lado” vai continuar até 2027, então, nós retornamos para o Regional Sul 3 reassumindo mais uma vez o nosso plano “Vim Matear Contigo” com seus eixos de atuação. Pensamos em outras ideias para trabalhar com a nossa realidade como realizar uma escuta dos Setores Juventude e captar todos os dados por meio de um observatório para, a partir das necessidades, propor ações personalizadas; realizar formações para lideranças, talvez em nível provincial. Em janeiro, por exemplo, teremos a formação do projeto “Cuidar da Vida”, para trabalhar a saúde mental dos nossos jovens e estamos planejando formas de celebrar o Jubileu de 2025 com as nossas juventudes em parceria com Serviço de Animação Vocacional, Pastorais da Educação e Pastorais Familiares. Então, é uma alegria participar de espaços como este e ver que tem tantas pessoas colaborando com a evangelização das juventudes e todo o Brasil”.

O bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Darley José Kummer, que também é o bispo referencial para as juventudes gaúchas e membro da Comissão Episcopal da Juventude da CNBB, definiu o encontro como fonte de esperança para as juventudes do Rio Grande do Sul: “É um encontro de partilha, de convivência, de oração, mas um momento também de revitalizar entre nós esse cuidado, esse amor e dedicação junto à nossa juventude. A messe é grande e a gente está precisando de mais colaboradores nas nossas dioceses, paróquias, escolas e universidades para sermos sinais de esperança em meio a tantos desafios. Vamos levar o que vimos aqui para que seja um momento de a gente se reorganizar, reestruturar, conviver, se encontrar e ser expressão juvenil por todo o nosso estado”.

Para a integrante do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, Isadora Martins, participar do encontro foi um fermento para a missão: “Esse espaço de encontro entre as diversas realidades de evangelização dos jovens no Brasil nos faz perceber o quanto o país é diverso, mas ao mesmo tempo partilha dos mesmos anseios, desafios e fé. Aqui no RDJ nos inspiramos em experiências partilhadas por outras dioceses para que possamos levar novas propostas de vivências para os nossos jovens mantendo a unidade e a comunhão com o Documento 85 e com o plano de Evangelização “Ao Seu Lado”, que no nosso caso foi traduzido para o “Vim Matear Contigo”.