Conselho Episcopal Regional (CONSER) se reúne em São Leopoldo

A sexta-feira, 04 de julho, tem dois momentos muito importantes para a caminhada da Igreja Católica no Rio Grande do Sul: a reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) e a abertura da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ambos os eventos acontecem no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo.

A Assembleia é um momento de comunhão, escuta sinodal e discernimento conjunto, reunindo representantes das dioceses gaúchas para refletir e decidir os rumos da missão evangelizadora no estado. Dela participam os bispos, presbíteros, diáconos, a vida consagrada e os cristãos leigos e leigas.

Enquanto a ARAE inicia na noite da sexta-feira, 04 de julho, e se estende até o domingo, dia 06, a reunião do CONSER antecede este grande encontro. Na manhã da sexta-feira, os arcebispos e bispos que atuam nas 4 arquidioceses e 14 dioceses gaúchas iniciaram o encontro, coordenado pela presidência do Regional Sul 3.

A reunião dos bispos no contexto de pré-Assembleia traz na pauta o a apresentação do relatório da presidência, com as principais ações realizadas nos últimos dois anos em âmbito de Regional. Além disso, a prestação de contas, além de outros assuntos e encaminhamentos da agenda do Sul 3 para o próximo ano.

O CONSER é realizado duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. A reunião possibilita estreitar os laços de comunhão do episcopado gaúcho e deliberar sobre questões comuns a todas as Igrejas locais.

O arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Brustolin, pontua alguns dos temas tratados pelos bispos no encontro. “É claro que dialogamos sobre a emergência climática, as enchentes e a situação do nosso povo. Falamos sobre o Censo de 2022, que agora nos traz os números sobre a religião, mas também tratamos de questões de evangelização e encaminhamentos, tudo para servir melhor o nosso povo, a Igreja que está no Rio Grande do Sul”.