WEBMAIL

Coordenação Estadual convida para o Seminário Regional de Liturgia

O Seminário Regional de Liturgia já tem data marcada: de 14 a 16 de julho, em Porto Alegre. Este ano, a proposta do encontro é refletir o tema “Por que celebramos como celebramos? Em defesa da forma ritual de Paulo VI: Origens e motivação da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II”. O encontro contará com a assessoria do Pe. Patrick Brandão, membro do grupo de reflexão litúrgico-pastoral da CNBB.

Este Seminário Regional de Liturgia quer ser uma proposta de formação litúrgica conforme os princípios teológicos e pastorais da reforma do Concílio Vaticano II, que reafirmou a liturgia como memorial da Páscoa no coração da vida e como “primeira e mais necessária fonte da vida cristã”. Justifica-se pela importância que a liturgia tem na vida das comunidades, como resposta ao grande anseio de oração e de vida espiritual do povo de Deus. Considerando o povo como novo sujeito eclesial, protagonista também na ação litúrgica, o próprio seminário se desenvolverá num ambiente que proporciona uma experiência eclesial mediante o estudo, a convivência fraterna, a vivência ritual e as experiências celebrativas.

São convidados para o Seminário os agentes de pastoral litúrgica das arqui/dioceses ou paróquias que exercem serviços na celebração ou atua na pastoral litúrgica da Igreja local. Ainda, podem participar os catequistas, ministros e ministras da Celebração da Palavra, do Ofício Divino, do batismo, das exéquias, da comunhão. Também são convidados as pessoas que participam da comunidade, que atuam ou não em outras pastorais, e que desejam aprofundar a liturgia, como caminho para alimentar a própria fé.

O Seminário oferece no total 100 vagas, 5 para cada arqui/diocese e 5 vagas para a Rede Celebra. As inscrições devem ser feitas diretamente com os coordenadores de liturgia em cada arqui/diocese até 31/05. Após esta data, as vagas remanescentes serão disponibilizadas conforme a necessidade e procura.

CNBB Sul 3