Coordenações da Catequese realizam encontro regional
“Acreditamos na importância que a catequese tem dentro de nossa Igreja. Esse pilar para a educação da fé, tão significativo para nossa caminhada eclesial, mantem vivo o projeto de Jesus Cristo em nossos dias”. A observação é de Sandra Zambon, Secretária Executiva da CNBB Sul 3, e fala da importância da Iniciação à Vida Cristã para a Igreja do Rio Grande do Sul. Ela complementa ainda: “reconhecemos e agradecemos a presença significativa de cada catequista que se dedica no serviço prestado à Igreja e na Igreja”.
Para manter viva esta articulação e fortalecer cada vez mais a catequese no Regional Sul 3, os coordenadores arqui/diocesanos da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 3 da CNBB se reuniram na manhã desta terça-feira (10) em um encontro online. O momento contou com a presença dos bispos referenciais, Dom Jacinto Bergmann (Arcebispo de Pelotas) e Dom Donizete Aparecido (Auxiliar de Porto Alegre) e a participação da Secretária Executiva da CNBB Sul 3.
Uma das principais pautas da reunião foi a partilha das atividades realizadas pelas arqui/dioceses neste tempo e, de modo especial, como estão vivendo o desafio da pandemia na catequese. Grande parte dos coordenadores relatou os caminhos encontrados para a realização dos sacramentos – de modo especial o Batismo – e a readaptação da catequese para ser realizada em grupos menores ou online.
O grupo ressaltou também a importância dos encontros formativos e da reflexão diária da liturgia, que auxilia no processo de aproximação com os catequistas e catequizandos. Outro destaque foi a realização da catequese familiar, que nasceu como alternativa à pandemia e se concretizou como um importante caminho de fortalecimento da fé.
Sobre este ponto, Dom Jacinto aponta que as partilhas deixaram claro que o envolvimento comunitário foi prejudicado, mas por outro lado se deu valor à catequese familiar. “A família é a primeira catequista, e a pandemia evidenciou isso quando vimos agora muitas famílias assumindo este papel”, destaca Dom Jacinto.
Segundo o padre Wilson da Mota Fernandes, de Pelotas, que coordena o colegiado da Animação Bíblico Catequética do Regional, “foi um momento rico de partilhas e experiências do processo de Iniciação à Vida Cristã , que não deixou de acontecer mesmo neste tempo de pandemia. A pandemia proporcionou a limitação dos encontros comunitários, mas o Espírito de Deus suscitou ainda mais a criatividade no processo da evangelização”, comenta pe. Wilson.
Planejamento para 2021
Para o próximo ano, as retomadas devem ser feitas de acordo com a realidade de cada arqui/diocese, a partir das indicações das autoridades sanitárias. No planejamento, estão previstas reuniões online por Províncias Eclesiásticas com as coordenações paroquiais da catequese e lives formativas aprofundando os temas do itinerário da iniciação a vida cristã.
Veja, a seguir, as datas já confirmadas para o próximo ano:
Comissão Regional de Animação Bíblico Catequética CNBB Sul 3
09/02 – Reunião com os Coordenadores das Arqui/Dioceses
29/06 – Reunião com os Coordenadores das Arqui/Dioceses
09/11 – Reunião com os Coordenadores das Arqui/Dioceses
Comissão Nacional de Animação Bíblico Catequética
De 09 a 11/03 – Seminário Nacional de Catequese de Iniciação à Vida Cristã.
De 21 a 23/06 – Seminário Bíblico Nacional
De 16 a 18/07 – Capacitação de Multiplicadores da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral
De 13 a 15/10 – Seminário Nacional de Catequese de Iniciação à Vida Cristã