WEBMAIL

Diocese de Erexim: encontro dos seminaristas com seus familiares

Erechim — Os cinco seminaristas da filosofia e teologia da Diocese de Erexim e seus familiares tiveram encontro com o Bispo e o reitor do Seminário Maior São José, Pe. Clair Favreto, na Catedral São José, na tarde do último sábado, 11.

Dom José ressaltou a importância do acompanhamento da família aos seminaristas. Observou que há algum tempo, os candidatos ao sacerdócio, especialmente os religiosos, permaneciam longe de casa, ficando com a família apenas nos dias de férias.

Pe. Clair falou apresentou brevemente o dia a dia do Seminário.

Num momento de convivência e de integração, o grupo partilhou o que cada um havia levado de casa. Em seguida, participaram da missa da comunidade da Catedral, presidida por Dom José e concelebrada pelo Pe. Clair e pelo Pe. Alvise Follador, pároco, e animada pelos seminaristas.

Na homilia, Dom José lembrou o mês vocacional e o dia dos pais, ressaltando a vocação à vida matrimonial e a missão da família no discernimento vocacional dos filhos e filhas. À luz da Palavra de Deus do domingo, que apresentava o profeta Elias no deserto cansado e desanimado, mas refeito pelo pão e a água que o anjo lhe ofereceu e Jesus falando do Pão da Vida, o Bispo destacou a importância da confiança em Deus e da participação na celebração eucarística, na qual Cristo se oferece a todos como sustento da caminhada.

Admissão às ordens sacras e à teologia

Após a homilia, Dom José procedeu ao rito de admissão do seminarista Leonardo Silva Pereira Fávero às ordens sacras e à teologia. Ao longo dos 4 anos da teologia, o seminarista recebe o ministério de Leitor e Acólito. N final do quarto ano, é ordenado diácono. Após o estágio pastoral como diácono, é ordenado padre.

Dados biográficos

Leonardo é filho único de Leonice Pereira Fávero e Terezinha da Silva Fávero, ambos já falecidos. Ele nasceu no dia 27 de junho de 1990, em Erechim. Pertence à Paróquia N. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim. Cursou o Ensino Médio no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, em Erechim, nos anos de 2005 a 2007. Fez o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Anglicana de Erechim, de 2008 a 2010. Após a graduação, trabalhou em Erechim e região com suporte técnico em informática e afins até dezembro de 2012. Em 2013, foi professor de inglês em Erechim. Naquele ano, fez a primeira eucaristia e foi crismado, iniciando o processo de discernimento ao sacerdócio, acompanhado pelos animadores vocacionais e formadores da Diocese. Em 2014, ingressou no curso propedêutico, no Seminário Bom Pastor, em Barão de Cotegipe. De 2015 a 2017, cursou filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier, em Passo Fundo, integrando a comunidade do Seminário Maior São José.

(Fonte: Diocese de Erexim)

Confirma as fotos do encontro: