WEBMAIL

Diocese de Erexim no 1º Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos

A pedido do Papa Francisco, o Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a Vida, Organismo de assessoria ao Papa, promoveu o Primeiro Congresso Mundial da Pastoral dos Idosos, no Centro de Congressos Augustinianum, em Roma, de 29 a 31 de janeiro. Cerca de 550 pessoas de 60 países participaram do evento, sendo 120 do Brasil, entre elas, três da Diocese de Erexim: Idesse Santin, Neli Artusi e Ir. Margarida Chinvelski.
O Congresso teve como tema “A riqueza dos anos”, ressaltando o papel dos idosos na transmissão da fé, no diálogo com os jovens e na proteção das raízes dos povos. Teve palestras sobre três aspectos: “A Igreja ao lado dos idosos”, “A família e os idosos” e “A vocação dos idosos”.
Diante do prolongamento da média de vida e do envelhecimento da população, o Papa Francisco enfatizou que “até a espiritualidade cristã foi surpreendida um pouco” e esperava uma reflexão eclesial renovada sobre o que definiu como “bênção de uma vida longa”.
Na Audiência que concedeu aos participantes, no final do encontro, dia 31, o Papa Francisco declarou: “A desorientação social, a indiferença e a rejeição que as nossas sociedades têm pelos idosos, chamam não apenas a Igreja, mas todos a uma reflexão séria a fim de aprender a acolher e apreciar o valor da velhice. Deus tem um povo numeroso de avós em todas as partes do mundo. Hoje, nas sociedades secularizadas de muitos países, as gerações atuais de pais não têm, na sua maioria, a formação cristã e a fé viva que os avós podem transmitir aos seus netos. Eles são o elo indispensável na educação das crianças e dos jovens na fé”.

Fonte: Diocese de Erexim, com informações de Vatican.News