Diocese do Rio Grande intensifica Campanha ‘É tempo de Cuidar’

O Programa de Ação Emergencial É Tempo de Cuidar está sendo desenvolvido pela Diocese do Rio Grande, envolvendo as cidades de Rio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas e Tavares, para atender as demandas sociais deste tempo de pandemia de Covid-19. O período de execução do programa é de 01° de maio à 31 de julho. Estes são os resultados do É Tempo de Cuidar nos meses de maio e junho.

Projeto Apóstolos

Consiste na confecção e distribuição de máscaras. As máscaras são produzidas por voluntários em suas casas ou comunidades e encaminham para os voluntários do projeto embalarem e distribuírem para as pessoas em situação de vulnerabilidade, com os ranchos, e também estão disponibilizadas nas paróquias. Foram produzidas 6.277 máscaras até então.

Projeto Fração do Pão

Consiste na recepção, higienização e distribuição de alimentos, cobertores e roupas. São 58 inscritos como voluntários em diferentes funções: coleta, higienização, seleção e distribuição, além de um grupo de assessoria na organização. Foram cadastradas 561 famílias para receberem doações, 14 toneladas de alimentos arrecadados, 140 cobertores, com doações vindas da comunidade em geral, empresas e movimentos.

Projeto Comunhão Fraterna

Consiste em um Fundo de Solidariedade. O valor arrecadado será utilizado nos projetos sociais das paróquias, através das Pastorais de Caridade. Já foi arrecadado mais de 20 mil reais.

Projeto Perseverantes na Oração

Consiste na oração diária do terço às 20h na página da Diocese do Rio Grande no Facebook ao longo de todo projeto. Em média de 1.000 visualizações por live do terço.

Casa de Formação Dom Frederico Didonet

A Casa de Formação Dom Frederico Didonet, onde a Diocese do Rio Grande realizava seus retiros, localizada na Avenida Presidente Vargas, foi oferecida para a Prefeitura Municipal do Rio Grande como espaço para realocar os atendidos da Rede Acolher, após alagamento do Centro de Eventos. A partir da proposta todos atendidos pela Rede Acolher foram encaminhados para a casa. Num processo de acolhimento e adaptação, os moradores estão fazendo consertos e reparos na Casa de Formação e assim contribuindo com a estrutura.

Assessoria Sanitária Emergencial

Comitê técnico composto por profissionais da saúde e segurança do trabalho para assessorar a Diocese do Rio Grande na adequação sanitária das atividades e na tomada de decisão neste período. Durante o mês de junho as paróquias foram reabertas de acordo com os decretos municipais e estaduais após uma formação para sacerdotes, funcionários e voluntários envolvidos nas celebrações eucarísticas e projetos sociais, com as instruções sanitárias necessárias para reabertura das atividades dentro do sistema de distanciamento social controlado. As missas aconteceram por agendamento com no máximo 30 pessoas ao total na cidade do Rio Grande (25% nas demais cidades), com rigoroso protocolo de distanciamento social, e mantendo as missas transmitidas pelas redes sociais para os demais. Com o decreto da bandeira preta no município do Rio Grande no dia 05 de julho as atividades presenciais foram suspensas.

Para que o projeto mantenha suas atividades será necessária a continuidade das doações e a participação da comunidade. Agradecemos todos que já contribuíram e aos voluntários que se dedicam aos projetos do Programa É Tempo de Cuidar.

Fonte: Diocese do Rio Grande