WEBMAIL

Diocese de Santa Cruz celebra Nossa Senhora dos Navegantes

A primeira semana de fevereiro foi marcada, em todo o Estado, pelas tradicionais celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e pescadores. Em algumas paróquias e comunidades da Diocese de Santa Cruz do Sul as homenagens tiveram início na quarta-feira, 1º, com tríduo. Em Rio Pardo, a programação começou na quinta-feira, 02, às 18h, com procissão motorizada com saída da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário até o Mirante da Praia dos Ingazeiros. Na sequência, foi celebrada a missa ao ar livre, bênçãos e procissão fluvial. No domingo, 05, ocorreu a procissão iniciando no Mirante até a Matriz e após missa.

Em Santa Cruz do Sul, os fiéis se reuniram na quinta-feira, 2, em frente a Comunidade Santa Maria Gorette, do bairro Várzea, para a sua tradicional procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A concentração ocorreu em frente ao salão da comunidade com cânticos e motivação dos fiéis para a procissão. As 18h50 teve início a caminhada em direção ao capitel existente na Capela na Praia dos Folgados, junto ao Rio Pardinho. No local, houve benção das velas e da saúde aos participantes, pelo padre Antônio Puhl, finalizando a procissão.

Em Lajeado, um tríduo foi rezado na quarta, quinta e sexta-feira, sempre às 19h30, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Carneiros. No domingo, 05, foi realizada a procissão motorizada com saída de frente ao Jeep Clube passando pelos bairros e finalizando na igreja. No local, foi celebrada a missa e benção da saúde.

Em Arroio do Meio, às homenagens também iniciaram na quarta-feira, dia 1º, com tríduo de orações na Igreja Nossa Senhora de Navegantes. No domingo, 05, foi realizada uma procissão a pé com saída da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes no bairro Navegantes, passando pelos bairros e seguindo em direção as margens do Rio Taquari. De lá, seguiu a procissão fluvial apenas com a imagem da Santa, que em seguida retornou para a Igreja, onde foi realizada uma missa com benção da saúde. A data é comemorada há 111 anos pela comunidade do bairro Navegantes e por isso as comemorações seguiram com almoço e atrações musicais no Pavilhão da comunidade.

Em Venâncio Aires, a tradicional procissão fluvial com a imagem da santa pelo Rio Taquari ocorreu pela manhã do domingo, 05. A recepção da imagem junto ao Porto da Santinha em Vila Mariante foi as 9h30min. Dali os fiéis seguiram em procissão a pé até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Mariante, onde foi celebrada missa e benção da saúde. As festividades seguiram no Pavilhão da comunidade com almoço e outras atrações.

Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul