Diocese de Uruguaiana apresenta novo brasão

Durante o encontro do clero, realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Uruguaiana, foi apresentado o novo brasão da Diocese. O brasão irá compor a identidade visual da Diocese de Uruguaiana, bem como timbrado em documentos e em divulgações oficiais de comunicação e ações pastorais. A logomarca usada até então, cujos traços remetem ao Santuário Diocesano, continua válida.

Descrição do Brasão:

1) As insígnias próprias de uma Diocese, na parte superior: a mitra, o báculo pastoral e a cruz. Símbolos do anúncio do Evangelho e da doação do Bispo para com seu rebanho.
2) A cor verde do escudo remete ao bioma Pampa, aos campos, bastante significativos no território diocesano – nossa Terra Santa, com toda sua produção agrícola e pecuária.
3) A Cruz Missioneira, remete à primeira evangelização realizada no território diocesano pelos missionários jesuítas Pe. Roque Gonzáles, Pe. Afonso Rodrigues e Pe. João de Castilhos, bem como à fundação dos sete Povos das Missões, dos quais São Borja foi o primeiro.
4) Os rios Uruguai e Ibicuí, representados nos traços azuis. São os dois principais e extensos rios que perpassam o território diocesano, por onde navegaram os primeiros missionários jesuítas, evangelizando os nativos desta terra.
5) A Bíblia aberta, com as letras do alfabeto grego ‘alfa’ e ‘ômega’, é a mensagem de Cristo, Senhor do tempo e da história, o princípio e o fim, que devemos anunciar e testemunhar, como discípulos missionários.
6) A estrela, representa a devoção mariana, tão presente na vida de nosso povo e Nossa Senhora Conquistadora, padroeira da Diocese, juntamente com São Miguel Arcanjo. Maria é a estrela da evangelização, um ponto de referência constante para a Igreja.
7) A espada, as asas e a balança, representam São Miguel Arcanjo, primeiro padroeiro da Diocese. Na tradição da Igreja São Miguel é o defensor do Povo de Deus frente às forças do mal e aquele que pesa as almas na balança.