WEBMAIL

Diretor Técnico da Cúria Metropolitana de São Paulo assessora curso na Diocese de Erexim

Jair Mongelli Júnior, Diretor Técnico da Cúria Metropolitana de São Paulo, assessorou na última semana o curso anual de formação das secretárias/o paroquiais da Diocese de Erexim, com a participação do clero diocesano, no Auditório São José, na esplanada do Santuário N. Sra. de Fátima.

Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário, animou a oração inicial com o canto de invocação ao Espírito Santo; referência a aspectos da realidade, especialmente os atingidos pelas chuvas devastadoras decorrentes do recente ciclone extratropical que causaram mortes, destruição de casas, estradas, pontes, lavouras e outros prejuízos; leitura bíblica da passagem da qual foi tirado o lema do atual Mês da Bíblia – “vestir-se da nova humanidade”; hino da Romaria deste ano e bênção pelo Bispo Diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali.

Na sequência, o bispo saudou a todos e acentuou a importância do curso anual de formação das secretárias, cujo dia transcorrerá no próximo dia 30. Ressaltou a participação dos padres pela necessidade de trabalho conjunto nas paróquias para serviço pastoral mais eficaz ao povo.

O assessor, com roteiro fornecido a todos e uso do data show, explicitou a legislação canônica sobre a documentação paroquial e aspectos jurídicos relativos à mesma. Acentuou pontos específicos do registro de cada sacramento, do livro “Tombo” (crônicas), do uso da informatização, da forma de conservação da documentação, dos documentos iconográficos – fotografias, vídeos e filmes, eventos, obras sacras, mobiliário da paróquia, outros objetos de valor histórico, e, por fim, da Lei Geral de Proteção de Dados.

Esclarecimentos, informações e brinde às secretárias

Após a explanação do assessor, houve tempo para alguns esclarecimentos, especialmente sobre a participação das paróquias no investimento para a instalação das cinco usinas fotovoltaicas. Também sobre seguro patrimonial coletivo, Romaria de Fátima com sua novena preparatória, e os eventos comemorativos dos 70 anos do Seminário.

Dom Adimir fez um pedido e um comunicado: Urge cada paróquia entregar, até o dia 31 de outubro vindouro, o livro com registro dos falecidos sepultados nos seus respectivos cemitérios, conforme solicitação feita há mais tempo. No livro devem constar nome e data dos sepultados. Caso não conste nos túmulos, referir quantos são sem estes dados. Informou que no primeiro semestre do próximo ano fará nova visita administrativa às paróquias para verificar a documentação administrativa, conferir e assinar os livros de registros.

Por fim, o Vigário Geral motivou os padres a entregar um brinde às secretárias preparado pela Cúria Diocesana, pela passagem do dia delas no próximo dia 30, memória litúrgica de São Jerônimo. Motivou foto de todos os participantes do evento.

Com informações da Diocese de Erexim