WEBMAIL

Dom Carlos Romulo visita Igreja Irmã na Prelazia do Alto Xingu – Tucumã

A chegada de dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, Bispo Diocesano de Montenegro, foi na Paróquia Catedral Nossa Senhora Aparecida em Tucumã-PA, na última quarta-feira (26), onde se encontrou com dom Jesús Maria, bispo da Prelazia do Alto Xingu e com o padre Blásio Henz, membro do clero diocesano de Montenegro enviado à missão em 2022.

A partir da quinta-feira, dom Carlos Romulo estará percorrendo as comunidades coordenadas pelo padre Blásio na área pastoral São João Batista em sudoeste, lindoeste, cascalheira e teilândia, no estado do Pará.

Projeto Igrejas Irmãs

Uma diocese ou arquidiocese ajuda financeiramente outra diocese e envia missionários e missionárias. É um projeto que se faz entre duas igrejas e de cooperação missionária. Dioceses com realidades sociais e culturais distintas se tornam ‘Igrejas Irmãs’. O projeto Igrejas irmãs da CNBB, em 2024, completa 52 anos de existência. Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa consiste em uma rede que compartilha dons espirituais, humanos e materiais entre as igrejas. Em respostas a um grande pedido dos bispos do Norte nos anos 70, de modo geral da Região Amazônica, pedindo que padres e leigos do Sul pudessem vir para auxiliar como agentes pastorais.

Desde 2022 a diocese de Montenegro adotou a Prelazia do Alto Xingu como Igreja Irmã, enviando como primeiro missionário o padre Blásio Henz.

“Nossa Diocese de Montenegro se enriquece na medida que alarga seu coração partilhar a Alegria do Evangelho com uma Igreja Irmã. A presença do padre Blásio aqui no Alto Xingú, na Área Missionária, é um sinal, um chamado, para que todos e todas, em Montenegro e na Prelazia, exerçam com alegria a sua vocação missionária”, comenta Dom Carlos sobre o projeto com a Igreja irmã no Pará.

Solidariedade com o povo Gaúcho

Sensibilizados com a realidade do povo do Rio Grande do Sul, que desde maio sofre as consequências das inundações e das chuvas, os fiéis da Prelazia do Alto Xingu – Tucumã, realizaram uma coleta no dia de Corpus Christi, destinando o valor de R$ 36.712,67 para a assistência aos atingidos na Diocese de Montenegro.

 

Fotos e informações: Prelazia do Alto Xingu – Tucumã