Dom Cleonir DalBosco
DOM CLEONIR PAULO DALBOSCO
Cleonir Paulo Dalbosco nasceu em Barros Cassal, RS, no dia 25 de setembro de 1970. Filho de Antônio Dalbosco e Isolda Teresinha Dalbosco. Tem duas irmãs e quatro irmãos. É o penúltimo dos sete filhos do casal.
Ingressou no Seminário da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul em 20 de fevereiro de 1987, em Soledade-RS. Fez o ano canônico do Noviciado em Pelotas em 1993. A primeira Profissão Religiosa foi no ano de 1994 e a Profissão Solene em 1998. Recebeu a Ordenação Diaconal em 20 de setembro de 1998 e a Ordenação Presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.
Graduou-se em Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier (IFIBE), em Passo Fundo, e em Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), em Porto Alegre. Cursou ainda o Bacharelado em Administração de Empresas, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Especialização em Gestão de Pessoas, na Universidade Anhanguera, em Caxias do Sul, RS.
Durante sua trajetória atuou como Vigário Paroquial e Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, em Santa Maria; Guardião da Fraternidade Capuchinha de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Província do Rio Grande do Sul.
Dom Cleonir serviu ainda como Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Província do Rio Grande do Sul, em dois triênios; Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares, Padres Teatinos, Província do Brasil e Diretor geral da Pousada dos Capuchinhos, Cantina de Vinhos Frei Fabiano, Estação de Aguas Termais de Vila Flores, e Apostolado na Paróquia Santo Antônio de Vila Flores, RS.
Em 26 de setembro de 2018 foi nomeado para a Diocese de Bagé, tendo sido ordenado em Barros Cassal, no dia 1º de dezembro do mesmo ano e tomado posse 15 dias depois, em 16 de dezembro de 2018.