Dom Jaime Spengler é acolhido em Porto Alegre como Cardeal
Uma Catedral Metropolitana lotada acolheu na manhã desta terça-feira (17), dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, criado Cardeal pelo Papa Francisco no último dia 07 de dezembro, no Vaticano.
A celebração recebeu dom Jaime em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul em seu retorno de Roma, já como cardeal, e reuniu o povo porto-alegrense, o clero arquidiocesano e arce/bispos de todo o Rio Grande do Sul para acolher o 24º cardeal brasileiro e segundo do Rio Grande do Sul.
“Somos convidados a caminhar na estrada de Jesus! Ele é para nós Mestre! Somos discípulos/as! Isto implica colocar Jesus no centro de tudo: da vida pessoal, da vida espiritual e da vida pública!”, ressaltou o novo cardeal durante a homilia.
Segundo dom Jaime, “como caminhantes na estrada de Jesus, e com Jesus, promovemos, cuidamos, construímos comunhão e unidade. Comunhão e unidade características essências da Igreja! Comunhão, fruto magnifico do último Sínodo dos Bispos, celebrado em Roma no último mês de outubro! Comunhão e unidade necessárias também para construir de forma nova o nosso Rio Grande do Sul, marcado pela tragédia climática deste ano. Comunhão e unidade aqui entendidas como a soma das melhores forças de nossa sociedade para levar a termo a obra que nos compete e para a qual o tempo nos chama!”.
Cuidado com a vida e com o povo gaúcho
Ao refletir o Evangelho do dia, recordou que “Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância e por isso, nós, participantes de sua vida, de sua genealogia, não podemos permanecer indiferentes diante de situações em que a vida é desrespeitada, ameaçada, machucada, eliminada.
O cardeal também contou sobre sua conversa com o Papa Francisco durante a celebração na Basílica de São Pedro: “Quando me aproximei do Santo Padre ele me pediu que não perdesse a simplicidade! E mais uma vez me perguntou como estava o Rio Grande do Sul. Dizia-me que se esforça por acompanhar os desdobramentos da tragédia que se abateu sobre nós; manifestou ao mesmo tempo solidariedade, e dizia que nos tem em suas orações”.
Por fim, concluiu exortando os presentes: “Caminhemos com alegria; caminhemos juntos; caminhemos na fé, com humildade! Caminhemos corajosamente! Caminhemos! Avancemos!”
Tu não te pertences mais
Ao final da celebração, dom Jaime recebeu as saudações do representante do clero arquidiocesano, padre Pe. Carlos Feeburg e de dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB.
Se dirigindo ao novo cardeal, dom Leomar disse: “É no Rio Grande do Sul que você é feito cardeal e após a maior provação que o Estado já passou. Tu deves frutificar aqui entre nós, és sinal de esperança!”
Agradecendo a disposição ao chamado da Igreja por parte de dom Jaime, dom Leomar reafirmou o compromisso da comunhão episcopal: “Muito obrigado pelo teu sim. Nós, teus irmãos bispos, continuamos juntos e confiando em sua presença aqui”. Brincando com o catarinense natural de Gaspar, concluiu: “agora és cataúcho, és do Brasil e és de toda a Igreja!”.
Victória Holzbach | CNBB Sul 3