WEBMAIL

Dom Odair Gonsalves dos Santos representa o RS em Encontro dos Bispos de Recente Nomeação

O Bispo Auxiliar de Porto Alegre, dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, é o representante do Regional Sul 3 no encontro dos bispos de recente nomeação, que acontece nesta semana, em Brasília. De 1º a 5 de julho, o evento reúne 22 bispos já ordenados e ainda a serem ordenados, que foram nomeados de setembro de 2023 a junho deste ano.

O encontro já se tornou uma tradição na CNBB e é organizado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, presidida por dom Ângelo Mezzari, auxiliar de São Paulo. Ele explica que o objetivo da iniciativa é oferecer a oportunidade para que os novos bispos conheçam a Conferência, reflitam sobre a missão própria do bispo e também o que significa a colegialidade episcopal e a pertença à uma Conferência.

“O encontro também favorece, de modo muito particular, a partilha, a oração, a convivência e a reflexão de modo que os bispos possam se sentir verdadeiramente animados para a sua missão”, disse dom Ângelo.

Fraternidade e Colegialidade Episcopal

Dom Odair em visita ao Centro Cultural Missionário

Em 20 de setembro de 2023, dom Odair Miguel recebeu a nomeação de bispo titular de “Cenae” e auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. Por isso, participa nesta edição do curso. Para o prelado, a oportunidade é sinal de alegria e satisfação, além de ser ocasião para aprofundar o conhecimento sobre a organização da Igreja no Brasil e a própria Conferência dos Bispos.

Fomos muito bem recebidos pelo presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; pelo Secretário Geral, dom Ricardo Hoepers e pelos demais conferencistas que estiveram presentes no desenvolvimento do encontro. A oportunidade de conhecer a estrutura e a organização da CNBB nos ajudou a ter uma maior compreensão da Igreja no Brasil e seu episcopado.
Os temas abordados nos fizeram compreender a missão do bispo e seus compromissos para com a Igreja de Jesus Cristo, em tempos atuais: Sendo testemunhas do Evangelho, em comunhão com o Sucessor de Pedro e com o Colégio Apostólico, destaca dom Odair.

Nos cinco dias de encontro, os bispos aprofundam os seguintes temas: a organização da CNBB, o bispo e a sua missão, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), saúde integral, o bispo no código de direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões Episcopais, Lei Geral de Proteção de Dados e gestão eclesial.

Além disso, foi um importante momento de convivência e fraternidade entre os novos bispos da Igreja no Brasil, conforme aponta dom Odair:

O fato de estarmos juntos, os 22 recém nomeados, é ocasião de fortalecer os laços no episcopado, onde cada um acolheu pela fé o chamado do Senhor Jesus, ao dizer sim a este serviço de apascentar o povo de Deus colocando no centro da vida, no coração o Evangelho.

Na programação, também estavam previstas as visitas à Nunciatura Apostólica do Brasil e a organismos vinculados da CNBB como o Centro Cultural Missionário, as Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontifícias Obras Missionárias. Sobre esta visita à Nunciatura, dom Odair aponta que a conferência com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, “manifestou comunhão com o Sucessor de Pedro e com a Igreja”.

O encontro será concluído com o almoço desta sexta-feira (05), depois das palavras de encerramento do Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari.

 

CNBB Sul 3