WEBMAIL

Dom Paulo Antônio De Conto

DOM PAULO ANTÔNIO DE CONTO

O MEU VIVER É CRISTO

BISPO EMÉRITO DE MONTENEGRO

E-mail: dompaulo@diocesemontenegro.com.br

Paulo Antônio De Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto.

Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de Filosofia e Teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e Vigário geral da Diocese de Santa Cruz.

Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso e ordenado bispo em 15 de setembro de 1991. Depois de sete anos foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco para ser Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro. Em outubro de 2017, ao completar 75 anos, Dom Paulo De Conto entregou a sede diocesana de Montenegro a Dom Carlos Romulo, então bispo coadjutor, tornando-se Bispo Emérito da Diocese de Montenegro.

Solícito ao chamado de Deus e obediente à Igreja, em janeiro de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo/RJ, onde permaneceu até julho do mesmo ano. Recentemente, em 12 de fevereiro de 2024, foi nomeado Administrador Apostólico de Cascavel, no Paraná.