WEBMAIL

Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso

Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso

Missão

Em sintonia e pela promoção da pastoral orgânica nacional que possui a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, contando com o auxílio do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (GREDIRE), a Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CREDEIR – CNBB Sul III) é um espaço voltado para a articulação e ação pastoral do Ecumenismo e do Diálogo Inter-religioso sobretudo na articulação regional, no caso, do Rio Grande do Sul, CNBB Sul 3.

Reconhecendo que o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso são práticas da essência cristã, o grupo é composto pelo bispo referencial, padres, religiosas, leigas e leigos e representações referenciais pastorais das Arquidioceses e Dioceses do Regional Sul 3. 

Promovem o constante debate, reflexões teológicas e pastorais, místicas, celebrações que visam o diálogo e o respeito comum realizando parcerias com diversos setores das juventudes, pastorais sociais, centros Teológicos e acadêmicos, organismos ecumênicos como: CONIC RS (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Movimento Focolares e Fórum Ecumênico do Vale do Taquari. 

 

SOUC – Semana de Oração pela Unidade Cristã

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Norte é celebrada em janeiro; já no hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. No Rio Grande do Sul, com o apoio da CREDEIR Sul 3, o CONIC RS motiva a celebração da SOUC em várias comunidades e realidades. 

 

Comissão Bilateral de Diálogo Católico Luterano

Em uma prática constante de encontro e pelo diálogo é realizado a nível nacional a articulação das Comissões de Diálogo Bilaterais: Católico-Luterano; Católico-Anglicano, Católico-Presbiteriana Unida, Católico-Pentecostal, Católico-Judaico e Católico-Religiões de Matriz Africana.

Destaca-se que a comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano tem suas atividades e reuniões periódicas realizadas no Rio Grande do Sul. Fruto de uma bonita trajetória de diálogo ecumênico entre a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) e IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil).

BISPO REFERENCIAL

DOM RODOLFO WEBER

REPRESENTANTE ICAR NO CONIC RS – COMPÕE A DIRETORIA PELA ICAR

Pe. Luiz Carlos Almeida

lcdealmeida2015@gmail.com

 

INTEGRANTE DO GREDIRE

Edoarda S. Scherer

dudas.scherer@gmail.com