Encontro da Ampliada das CEBs foi realizado em Rio Grande
Rio Grande – Aconteceu na cidade do Rio Grande, onde as águas doces da Lagoa dos Patos se encontram com as águas salgadas do Oceano Atlântico, local do 15º Encontro estadual das CEBs (2020), o encontro da Ampliada das CEBs do Rio Grande do Sul, em 15 e 16 de setembro de 2018. Acolhidos com muito afeto pela Comunidade São José, da Rede de Comunidades São Lucas, o berço das CEBs nesta diocese, e tendo na cozinha o pessoal da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, estiveram reunidos representantes das diversas dioceses dos pampas gaúchos, também com a presença dos irmãos e pastores Ricardo, bispo da diocese do Rio Grande e José Mário, bispo referencial estadual das CEBs e bispo emérito desta diocese.
Com muita oração e animação, foi enfrentado o desafio do discernimento, com o grupo mergulhando em análises da conjuntura com ajuda dos professores Vilmar Pereira e Guilherme Curi. Também foi realizada uma reflexão sobre o manifesto dos Organismos e Pastorais Sociais da CNBB – “Resistência Democrática, unidos pela Justiça e Paz!”. Outro tema debatido no encontro foi a preparação do próximo encontro estadual (tema, lema, cartaz, texto-base, programação das reuniões, metodologia etc), que deve ser um rico processo de caminhada das CEBs, uma Igreja em Saída, que enfrenta os desafios, em especial do mundo urbano, e que se faz intensamente presente na luta do povo brasileiro em defesa da Democracia e dos Direitos.
Em sintonia com a Igreja em Saída, que, no mundo inteiro segue, com alegria e ousadia, testemunhando o Projeto do Reino para que todas e todos tenham vida, o grupo renovou a sua solidariedade com o Pastor Francisco, bispo de Roma, que preside na caridade, traduzida na carta que lhe será enviada.
Leia a carta de apoio ao Papa Francisco.
(Fonte: Waldir José Bohn Gass)