WEBMAIL

Encontro das Famílias dos Padres da diocese de Caxias movimenta Seminário Aparecida

Programação realizada neste feriado de 1º de maio integra festividades dos 80 anos da Casa de formação
O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida realizou, na manhã deste Dia do Trabalhador, 1º de maio, quando a Igreja celebra São José Operário, o 1º Encontro das Famílias dos Padres da diocese de Caxias do Sul. A atividade que reuniu familiares de diversos sacerdotes que atuam na formação de seminaristas e nas paróquias da região, integra as comemorações dos 80 anos da Casa de formação.
A programação teve início às 10h30 com a missa festiva na capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida pelo vigário-geral da diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira. Em sua homilia, o sacerdote recordou a importância do trabalho do clero e sua relação com o ofício de Jesus, cuja atuação era o ensinamento do amor fraterno e da valorização da vida. “Queremos dizer um muito obrigado às nossas famílias, que nos ensinaram a ser como somos,  que nos ajudaram a ser padres e aceitaram que pudéssemos ampliar essa família, que se chama Igreja”, completou. 
Logo depois, ao meio-dia, aconteceu o almoço de confraternização, seguido da integração, com apresentações musicais de padres e seminaristas e jogos de ping-pong e pebolim. De acordo com o padre Marciano Guerra, que integra a equipe de gestão do Seminário, a atividade buscou ampliar os laços de fraternidade entre os padres e suas famílias “Queremos que esta Casa seja o pano de fundo para que as pessoas celebrem, confraternizem e convivam”, explica.
Também foi feito o convite para a missa semanal, todas as quintas-feiras às 20h, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida que está localizado na rua Ivo Remo Comandulli, 897, no bairro Nossa Senhora da Saúde.
80 anos de história
Inaugurado em 19 de março de 1939, pelo então bispo de Caxias do Sul, dom José Baréa, o Seminário Aparecida já formou 203 padres e mais de 1,7 mil alunos. A partir deste ano, espaço conta com uma nova configuração, sem a presença de jovens estudantes.
Agora, a instituição aposta em quatro linhas de ação para promover a ocupação e o uso de todo o complexo, que conta com capela, biblioteca com acervo de mais de 25 mil volumes, teatro e ginásio de esportes. O Seminário Aparecida também é a sede do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e também serve como espaço de encontros e retiros dos grupos e movimentos de evangelização da Igreja de Caxias do Sul. 
As paróquias, comunidades, grupos e também empresas e organizações podem realizar contato para locar espaços e agendar atividades pelo fone (54) 3211-2750 ou pelo e-mail sem.aparecida@diocesedecaxias.org.br.

Fonte: Felipe Michelon Padilha-RUAH Comunicação