WEBMAIL

37º Encontro elege nova Comissão Regional de Presbíteros (2019-2022)

São Leopoldo – De 29 a 31 de outubro 84 presbíteros diocesanos e religiosos, representantes das 18 dioceses do Rio Grande do Sul, reuniram-se no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo, para a realização do 37º Encontro Regional de Presbíteros. Também estiveram presentes Dom Paulo de Conto, bispo referencial regional da Pastoral Presbiteral e o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza. O encontro contou com a assessoria do padre Jésus Benedito dos Santos, da Arquidiocese de Pouso Alegre-MG,  que abordou o tema “Presbítero-pastor, discípulo missionário do Senhor num mundo em transformação”.

No primeiro dia (29) o encontro iniciou com a oração da Hora Média e logo após a assessoria abordou o tema das feridas dos presbíteros e os meios a serem usados para curá-las. Esta jornada foi encerrada com a missa presidida por Dom Paulo. Na terça-feira, dia 30, o dia iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Cleocir Bonetti, então Coordenador da Comissão Regional dos Presbíteros. A assessoria promoveu a percepção de que o presbítero atualmente está respondendo bem a sua missão santificadora do povo de Deus, mas ainda é um desafio o seu crescimento na dimensão do pastoreio e do profetismo. Já na parte da tarde, foi abordada a importância da Pastoral Presbiteral que deve ser organizada, unida ao bispo e um sinal de comunhão. A mesma deve preocupar-se com todos os presbíteros da diocese de maneira especial, os jovens, idosos, diocesanos e religiosos, e mais necessitados.

Um dos momentos mais relevantes do 37º Encontro foi a eleição para a nova Coordenação Regional de Presbíteros. Foram eleitos, com 91% dos votos: padre Rudinei Lasch (presidente), da Diocese de Cachoeira do Sul; padre Cristiano Quatrin (vice-presidente), da Arquidiocese de Santa Maria; padre Rômulo Conceição (secretário), da Diocese de Rio Grande; padre Magnus Camargo (segundo secretário), da Diocese de Cruz Alta; padre João Carlos Zanella (tesoureiro), da Diocese de Vacaria; padre Edegar Pereira da Rosa (segundo tesoureiro), da Diocese de Osório. O dia foi encerrado com momento de confraternização entre os participantes.

O último dia, 31, iniciou com a Oração das Laudes e a assessoria desenvolveu atividade em torno do tema da ovelha perdida e a busca dos fiéis afastados. A assessoria afirmou o padre e religioso estão desafiados pelo pluralismo da sociedade pós-moderna, o crescente indiferentismo religioso e a ainda insuficiente resposta evangelizadora diante dessa realidade.  Logo após os avisos foi realizada a leitura da Carta do 37º ERP e Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo.

“O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Manifestamos nossa profunda comunhão com todos o irmãos presbíteros do nosso Estado, especialmente os que passam por provações. Desejamos que o Espírito Santo, sob o amparo de Nossa Senhora Medianeira, nos conduza e sustente na missão de cuidar do rebanho a nós confiado”, conclui padre Rudinei Lasch. Alguns eventos da agenda 2019 já têm suas datas definidas: Reunião da Comissão Regional de Presbíteros, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, no dia 12 de março, das 7h30 às 11h; Reunião da Comissão Regional de Presbíteros (sede Regional Sul 3 da CNBB), 4 de junho, das 7h30 às 11h; Curso Regional de Formação Presbiteral, de 26 de agosto a 4 de setembro, no CECREI, em São Leopoldo; Encontro Regional de Presbíteros, de 4 a 6 de novembro, no CECREI. Mais informações sobre agenda e as atividades o contato deve ser feito pelo telefone (51) 980498001 ou e-mail rudylasch@yahoo.com.br, com o Padre Rudinei Lasch.