WEBMAIL

Encontro Estadual da Pastoral Afro terá como tema central Cultura Negra e Liturgia

 

No dia 28 de abril, a Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no bairro Umbu, em Alvorada, será o ponto de encontro para o Encontro Estadual da Pastoral Afro do Regional Sul 3, que terá como tema central “Cultura Negra e Liturgia”.

O encontro é destinado aos agentes Pastoral Afro nas paróquias e arqui/dioceses do Estado, além de líderes comunitários, estudiosos da cultura afro-brasileira, líderes religiosos e todos aqueles interessados que queiram participar e promover a diversidade e a inclusão nas práticas religiosas católicas.

Iniciando às 8h com o credenciamento e acolhimento dos participantes, o encontro está previsto para começar com a celebração da Missa inculturada, que proporcionará um ambiente propício para a reflexão e fortalecimento dos laços entre a comunidade local e os participantes do evento.

Após a celebração, haverá dois momentos de formação com palestrantes convidados. O primeiro tema abordará “A pessoa como instrumento de expressão, ação e transformação na realidade“, das 11h às 12h30. Após este momento, a organização oferecerá um almoço aos participantes. Logo após o almoço , o segundo momento de formação trabalhará com o tema “Expressando a vida na liturgia”. Neste sentido, serão abordados alguns desafios específicos enfrentados na liturgia católica inculturada. O encerramento, com a mística de envio, será uma oportunidade para consolidar e reforçar os aprendizados do dia.

Segundo a coordenação da Pastoral Afro no Regional, o encontro promete ser um espaço de interação, troca e desenvolvimento, fortalecendo os trabalhos da Pastoral Afro no Regional Sul 3.

A taxa de inscrição de R$25,00 inclui todas as atividades e alimentação.

Confira a seguir o cronograma do dia:

CNBB Sul 3