Encontro Regional reúne presbíteros das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul
O Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, reuniu nos últimos dias cerca de 70 presbíteros de todo o Rio Grande do Sul para o 41º Encontro Regional de Presbíteros. O encontro, de 11 a 13 de setembro, contou com a presença de dom Adimir Mazali, bispo referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados do Regional Sul 3, que acolheu os participantes. O encontro foi assessorado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Juarez Albino Destro, que abordou o tema “Formação integral para Presbíteros”.
Na segunda-feira, dia 11, o encontro iniciou com a explanação dos padres Álvaro Pinzetta – da comissão da Beatificação e Pe. Dalci Debastiani – Postulador, sobre a causa da Beatificação do Monsenhor João Benvegnu, que já foi reconhecido como Servo de Deus pelo Vaticano em 2011, um título que destaca sua vida de dedicação e serviço.
Durante o encontro, dom Juarez discorreu e contextualizou sobre o tema, destacando a palavra INTEGRAL e pontuando que os presbíteros devem “aprender a aprender da vida por toda a vida”. Durante sua reflexão, o assessor salientou as coordenadas da formação presbiteral, com os seus desafios (mudança de época, pastoral…). Ele apontou que vivemos uma mudança de época que afeta paradigmas estabelecidos e valores culturais e morais. “Essa mudança clama por pessoas íntegras, capazes de ler e interpretar os sinais dos tempos, no horizonte da fé”, lembrou, citando as Diretrizes para a formação dos presbíteros do Brasil n.9). Segundo dom Juarez, a formação integral do presbítero requer posturas permanentes de diálogo, serviço, integração e comunhão.
Utilizando da metodologia da conversa no Espírito, os participantes trabalharam em grupos a partir do Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros, entre eles alguns pontos: Trinitária, Cristológica, Pneumatológica, Eclesiológica e a Comunhão Sacerdotal. A formação presbiteral acontece “Na” e “Diante da” Igreja, que tem a responsabilidade de garantir que os candidatos ao sacerdócio recebam uma formação completa e adequada para servir ao povo de Deus. Isso envolve a prática pastoral, a vida comunitária e a participação ativa na missão da Igreja. Portanto, a formação integral do presbítero é um processo permanente de crescimento e desenvolvimento espiritual e pastoral.
O encontro foi marcado pela convivência, confraternização e partilha de experiências e concluído com a Celebração Eucarística presidida por dom Adimir Mazali, reafirmando o compromisso e exortando a todos os presbíteros do Regional a cultivarem o processo de formação permanente e integral, em espírito sinodal, a serviço da Igreja, Povo de Deus.
Encaminhamentos para 2025
O encontro também foi ocasião para reunir os coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral, a fim de definir o planejamento para o próximo ano. O grupo definiu que fará duas reuniões virtuais, duas presenciais, além do Curso de Formação Permanente para Presbíteros, nos dias 24 a 30 de agosto; e a 2ª Romaria dos padres e seminaristas, no dia 08 de setembro, em São Domingos do Sul; e o 42º ERP, nos dias 10 a 12 de novembro de 2025.
CNBB Sul 3